Pérgamo

Pérgamo foi uma cidade grega histórica conhecida por abrigar uma das Sete Igrejas do Apocalipse e por possuir o Altar de Pérgamo, dedicado a Zeus. Pérgamo ficava na Mísia, na costa Anatólica do Mar Egeu e, em sua volta, havia montanhas altas, o que mantinha a cidade protegida. Além disso, estava servida de terra fértil e água para as necessidades de seus habitantes, pois ficava próxima ao Bakircay (rio Caico). Atualmente, a cidade é conhecida como Bergama e seu antigo nome era Teutrania.

A história da cidade tem a ver com os galeses que, após serem derrotados quando tentavam invadir a Grécia, começaram a guerrear contra os povos das regiões costeiras da Ásia. É neste momento que Pérgamo, representando a Grécia, conquista esta região e expulsa os galeses. Segundo alguns historiadores, ainda no século II d.C., alguns objetos que restaram dos galeses podiam ser encontrados na região, além de uma pintura que ilustrava o confronto entre os dois povos.

Pérgamo foi uma cidade culturalmente importante, pois possuía uma biblioteca quase tão prestigiada quando a biblioteca de Alexandria. Uma curiosidade é que, devido à grande tradição da biblioteca de Pérgamo, seu nome acabou batizando o pergaminho, nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para a escrita.

Haviam também o Altar de Pérgamo, uma grande estrutura em homenagem a Zeus, o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão. O altar, originalmente construído durante o século II d.C., sofreu com a ação do tempo, que acabou destruindo-o. Apenas no século XIX a estrutura foi escavada e encontrada pela expedição arqueológica de Carl Humann, um arqueólogo alemão, e seus restos foram abrigados no Museu Pergamon, que fica em Berlim.

Apesar do valor histórico, o Altar de Pérgamo também desempenhou funções importantes na cidade Grega. Na opinião de estudiosos, teria sido construído na dinastia Atálida por Eumenes II, que havia ganhado batalhas importantes e dominado a Ásia Menor. Com a construção do altar. Pérgamo demonstrava sua soberania cultural entre as cidades gregas.

Outro fato sobre Pérgamo é a sua citação no livro do Apocalipse, no Novo Testamento, como uma das Sete Igrejas do Apocalipse. O nome da cidade é encontrado no seguinte trecho: "...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia" (Apocalipse 1:11).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pérgamo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Altar_de_Pérgamo
http://www.turismogrecia.info/guias/turquia/pergamo

Arquivado em: Grécia Antiga