Mar Egeu

Mestra em Geografia (Unicamp, 2017)
Bacharela em Geografia (USP, 2014)
Licenciada em Geografia (UEL, 2009)

O Mar Egeu está situado entre a Grécia e Turquia. É classificado como um mar continental por ser um braço do Mar Mediterrâneo e, portanto, ter contato com as águas oceânicas pelo Estreito de Gibraltar.

Características Físicas

O Mar Egeu possui cerca de 610 km de extensão e 300 km de largura, com área é de aproximadamente 215 mil km². Suas águas banham mais de cinco mil ilhas, das quais se destacam: Rodes, Creta, Lesbos, Samos, Milo, Cos, Ios, Cárpatos, Mikonos, Samotrácia, Eubéia, Icária, Agios, Thera, Tasos, Andros, Naxos, Paros, Quio, Delos, Ceos e Kasos.

Mapa do Mar Egeu. Fonte: CIA / US Congress Library.

A maior parte das ilhas pertencem à Grécia, sendo que apenas as Ilhas Bozcaada e Gökçeada são territórios turcos.

O clima na região do Mar Egeu é mediterrâneo, com invernos suaves e verões quentes. Com temperatura média de 15°C, suas águas temperadas atraem diversas quantidades de peixes que procuram a região na época de reprodução. Entretanto, por ser pobre em nutrientes, o Mar Egeu possui poucas plantas, o que limita a biodiversidade em suas águas.

Aspectos Históricos

O Mar Egeu e a costa que ele banha possui destacada importância histórica para a sociedade ocidental por ter sido o berço de importantes civilizações entre a Era do Bronze e a Antiguidade Clássica.

Com a expansão do Império Romano, no século I a.C, o Mar Egeu passou a ser controlado por Roma. Com a fragmentação do Império Romano e a formação do Império Bizantino no século III, as águas do Egeu passaram a ser controlada pelo poder de Constantinopla.

Com o fortalecimento do Império Otomano, o Egeu compôs o território turco até 1820, quando a Grécia declarou sua independência e assumiu o controle sobre as ilhas Egeias. O controle da porção insular do Egeu, entretanto, não se deu sem conflito.

A disputa pelo controle da região segue até os dias atuais. A Grécia entende que o Mar compõe seu território, a Turquia por sua vez tem interesse na exploração das jazidas de petróleo descobertas nos anos 1970.

Economia

A umidade proveniente do Mar Egeu garante o clima ameno em toda a região costeira, que se dedica a produção de vinho, trigo, azeite, vegetais, figos, passas e mel. Além da agricultura, a produção de mármore também se destaca.

O turismo representa uma importante atividade econômica na região. Os turistas são atraídos pelas belas paisagens, clima ameno e mar tranquilo e, sobretudo, pela relevância histórica da região.

Além de ser cruzado por navios de passageiros, as águas do Egeu são uma importante rota de navios mercantes que tem como destino e origem os portos do Mar Negro, que se une ao Mar Egeu pelo estreito de Bósforo.

Ilha de Santorini (Grécia), banhada pelo Mar Egeu, é um dos principais destinos turísticos da região. Foto: Patryk Kosmider / Shutterstock.com

Arquivado em: Europa, Hidrografia