Constantinopla

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Constantinopla foi a capital de vários impérios na antiguidade. O imperador romano Constantino I, no decorrer das expedições com seu exército, tomou conta de uma região estrategicamente posicionada entre o Corno de Ouro e o Mar de Mármara, localizada no ponto de encontro entre Europa e Ásia. Para estabelecer a presença do Império Romano e o controle de uma importante localização para o mundo antigo, foi fundada a cidade de Constantinopla, cujo nome faz referência ao já citado imperador romano.

Localização de Constantinopla

No dia 11 de maio de 330, o imperador Constantino I tornou a cidade de Constantinopla a capital do Império Romano. Com o passar do tempo, a cidade cresceu territorialmente e em importância, sendo respeitada e cobiçada por vários povos. Até 395, permaneceu como capital do Império Romano, passando, então, a ser a capital do Império Bizantino. Em 1204, as forças da Quarta Cruzada capturaram a cidade e teve início a fase do Império Latino. Mas em 1261 passou ao comando de Miguel VIII Paleólogo, representante de Niceia. Novamente, a cidade de Constantinopla era a capital do Império Bizantino. Nesta fase, a cidade gozou de relativa tranquilidade e houve um grande crescimento da mesma. Era a capital da cristandade e a maior e mais rica cidade da Europa. Durante quase dois séculos serviu de capital aos bizantinos. Todavia, foi em 1453 que veio a grande derrota. No dia 29 de maio, o Império Otomano tomou a cidade como capital e esta situação não mais se alterou. No longo período que se inicia em 1453 e vai até 1922, Constantinopla foi a capital do Império Otomano. Em 1923, foi criada a República da Turquia, que mudou sua capital de Constantinopla para Ancara, porém ainda mantendo o controle sobre a primeira.

Ao longo de toda sua história, Constantinopla recebeu várias denominações. A primeira delas e a mais notória faz referência a seu fundador, Constantino I. Todavia, também já foi chamada de Bizâncio, Nova Roma, Tsargrad, Miklagard e Istambul. Essa última denominação é usada pelos turcos desde o século X. Em 1930, a República da Turquia promoveu uma série de reformas no país, entre elas a postal, que renomeou definitivamente a cidade para Istambul. Os ocidentais, contudo, referem-se à cidade basicamente como Constantinopla.

Leia também:

Mapa: http://www.kalipedia.com/historia-universal/tema/edad-media/economia-bizantina-constantinopla.html?x=20070717klphisuni_100.Kes

Arquivado em: Antiguidade