Quarta Cruzada

Com o intuito de recuperar o domínio cristão em Jerusalém, que estava sob hegemonia dos turcos otomanos, a Igreja Católica empreendeu as Cruzadas para fortalecer sua doutrina religiosa no mundo.

Entretanto, com a Quarta Cruzada pregada pelo papa Inocêncio III entre 1202 e 1204, os interesses da Igreja Católica seriam desviados pelo duque de Veneza Enrico Dandolo. A comitiva para a Quarta Cruzada era liderada por Balduíno IX, Conde de Flandres e o Marquês de Montferrant. Eles estavam com algumas dificuldades de pagar a extrema quantia exigida por Veneza para a travessia dos barcos e locomoção do Exército para o Egito.

Aproveitando-se da situação, Dandolo propôs uma incursão até a cidade de Zara, onde hoje fica a Croácia, para tomá-la dos húngaros. Os mercadores de Veneza tinham grande interesse pelo território porque facilitava as transições comerciais com outras nações através da liberação do Mar Mediterrâneo.

Além de Zara, os venezianos invadiram Constantinopla em 1203, que na época estava sob domínio do Império Bizantino. Lá, o Imperador Isaac II fora destituído do poder por seu irmão Aleixo III, fazendo com que o príncipe peça auxílio aos cruzados para dominarem o território.

Com o aval de Inocêncio III, os venezianos dominam Constantinopla e criam novos impostos. Apesar de mostrar-se contrário às invasões em Zara, o papa apoia a tomada de Constantinopla para tentar uma reaproximação com a Igreja Ortodoxa, que de fato não se concretizou.

Veneza também mantinha relações conflituosas com Constantinopla. Em 1182, os mercadores venezianos foram massacrados graças a interesses comerciais regionais. A invasão liderada por Dandolo, de certa forma, também era um ato de vingança patrocinado pela Cruzada.

A tomada de Constantinopla marcou a presença do Império Latino, servindo de ponte entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto. A região também era dominada pelos Impérios de Nicéia, Trizonda e Épiro.

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarta_Cruzada
http://pages.usherbrooke.ca/croisades/big_images/_images_en.htm