Canal da Mancha

Por Marina Martinez
Canal da Mancha é uma faixa de água que liga o Oceano Atlântico ao Mar do Norte. Para os franceses é conhecido como "La Manche" e para os ingleses "English Channel". Este canal que separa a França da Grã-Bretanha é um das principais vias de comunicação entre essas regiões, sendo facilitada após a criação do Eurotúnel em 1994.

O canal tem aproximadamente 563 km de comprimento, o equivalente a 350 milhas, e sua parte mais larga possui 240 km (150 milhas). Seu trecho mais curto entre Dover até o Cabo Gris Nez, denominado estreito de Dover, tem apenas 33 km.

Foto de satélite do Canal da Mancha, dividindo a Grã-Bretanha do resto da Europa. (Foto: NASA).

Na história da Inglaterra, o canal da mancha representou um grande papel. Ele salvou a Inglaterra de ser invadida em algumas ocasiões, tanto pelas tropas de Napoleão, como pelos nazistas. Servindo como uma barreira de proteção para Inglaterra com o resto do continente Europeu, a construção de um túnel ou ponte que interligasse a Inglaterra com outros países do continente, era visto como motivo de desconfiança e receio, porém era um projeto sonhado por muitos. Em 1994, foi inaugurado o Eurotúnel, o segundo maior túnel ferroviário submarino do mundo, que liga França e Inglaterra, com comprimento aproximado de 50 km. Perde apenas para o Túnel Seikan, que liga as ilhas de Hokkaido e Honshu localizados no Japão. O Eurotúnel é uma excelente e rápida alternativa de viagem.

Marcado por suas tempestades, frequentes neblinas e pouca visibilidade, o Canal da Mancha sempre foi visto como um trajeto perigoso. Antigamente quase todos os navios eram a vela, e com poucos recursos de segurança. Assim, as travessias eram demoradas e temidas.

Atualmente a circulação marítima no Canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo. São mais de 250 navios, entre eles petroleiros e cargueiros, que passam por dia no canal.

A travessia do canal atrai diversos nadadores profissionais do mundo todo, sendo considerado a prova mais difícil do mundo em águas abertas. O Capitão Matthew Webb, que nasceu em Dawley, em Shropshire, foi a primeira pessoa a nadar no canal em 1875.  O nadador Abilio Couto foi o primeiro brasileiro a fazer a travessia em 1958, com 34 anos. É um percurso extremamente difícil, onde muitos campeões olímpicos fracassam, devido às baixas temperaturas e correntezas.

Os resorts costeiros do Canal da Mancha atraem turistas de várias partes do mundo. Um dos grandes resorts como Brighton e Deauville inauguraram uma era de turismo com viagens curtas através do canal, referidas como "Channel Hopping".

Rotas Marítimas importantes no Canal da Mancha:

  • Dover-Calais
  • Dover - Boulogne
  • Newhaven- Dieppe
  • Portsmouth-Caen (Calvados)
  • Portsmouth-Cherbourg
  • Portsmouth-Le Havre
  • Poole-Saint Malo
  • Poole-Cherbourg
  • Weymouth-Saint Malo
  • Plymouth-Roscoff

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_da_Mancha
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eurotúnel
http://en.wikipedia.org/wiki/English_Channel