Mucosa

Por Débora Carvalho Meldau
A mucosa, também chamada de túnica mucosa, é o tecido epitelial que reveste internamente as cavidades do corpo que possuem contato com o meio externo, como no caso dos tratos digestivo, respiratório e urogenital.

As mucosas variam na espessura, coloração e outras características. Em muitos locais, elas formam pregas, que podem ser temporárias ou permanentes; em outros formam cristas. Com algumas exceções, são umedecidas por uma secreção viscosa, chamada de muco, que é oriundo das glândulas ou de células caliciformes do epitélio, como por exemplo, no trato digestivo e respiratório.

A mucosa divide-se em duas partes distintas: o epitélio pavimentoso ou colunar simples, que forma a superfície livre e é protetor e secretor, e a lâmina própria, uma camada de tecido conjuntivo que contém e sustenta as ramificações periféricas dos vasos e nervos. A túnica mucosa liga-se às estruturas circundantes por tecido submucoso areolar (tela submucosa). Em vários locais há uma camada de músculo liso (muscular da mucosa), na parte mais profunda da túnica mucosa. Em vários locais, a lâmina própria apresenta diversas elevações, conhecidas como papilas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mucosa
http://www.infopedia.pt/$mucosa
Anatomia dos Animais Domésticos – Sisson/Grossman. Vol. 1, 5° edição.