Gramática Gerativa

Por Ana Paula de Araújo
A gramática gerativa foi elaborada por Noam Chomsky com contribuições dos linguistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts no final da década de 50. Chomsky apresenta, alguns anos depois, o primeiro modelo da gramática gerativa e a partir da década de 80 o modelo “principios e parâmetros".

Chomsky apresenta em sua gramática uma teoria que discute aspectos linguísticos como a criatividade do falante e a sua capacidade de emitir e de compreender frases inéditas. Sendo assim, a gramática seria considerada um sistema finito que permite gerar um conjunto infinitos de frases gramaticais. Estas frases, porém, obedeceriam regras que definem as sequencias de palavras e cada indivíduo possuiria estas regras internalizadas, de modo que teria competência linguística para utilizar a língua a partir de diferentes arranjos segundo suas particularidades.

A Gramática é analisada basicamente a partir de três ângulos ou pontos de visão: sintaxe, semântica e fonologia

  • O componente sintático é o sistema de regras que definem a formação das frases.
  • O componente semântico é o sistema das regras que definem a interpretação das frases.
  • O componente fonológico ou fonético é um sistema de regras que formam as frases a partir de uma sequência de sons.

A gramática gerativa pretende apresentar, para cada uma destas análises, alguns traços e conceitos que possam nos ajudar a analisar as frases gramaticais a partir da teoria gerativista:

ANÁLISE FONOLÓGICA: para a Fonologia fornece uma teoria fonética universal que permite estabelecer a lista dos traços fonéticos e as listas das combinações possíveis desses traços.

ANÁLISE SEMÂNTICA: fornece uma teoria semântica universal suscetível de estabelecer a lista dos conceitos possíveis, construindo uma matriz universal de traços semânticos.

ANÁLISE SINTÁTICA: Enfim, a teoria gerativa fornece uma teoria sintática universal, isto é, estabelece a lista das relações gramaticais capazes de dar uma descrição estrutural de todas as frases.

Fonte de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gramática_gerativa