Escritores do Gênero Horror

A emoção que move essencialmente o gênero do terror ou horror é o medo. Ele eletriza leitores e espectadores. A partir da década de 60 toda criação fictícia com uma temática doentia ou repugnante passou a ser vista por seus aficionados como uma categoria independente. E dessa forma é cultuada por admiradores singulares, os quais veneram suas subdivisões ou produções cinematográficas e criações literárias bem específicas vinculadas a elas. O horror está estreitamente ligado a outros gêneros literários, o fantástico e a ficção científica. Embora os livros de horror e terror sejam quase sempre classificados na mesma categoria, tanto nos estabelecimentos onde se comercializam livros quanto na mentalidade dos fãs e da crítica literária, as duas literaturas são bem distintas em seus objetivos. A vertente do terror, representada especialmente pelo escritor Edgar Allan Poe, foca particularmente na produção de um clima de suspense não procedente de causas transcendentais. A atmosfera é de natureza psicológica.

Autores e Obras

  • Edgar Allan Poe: A Narrativa de Arthur Gordon Pym; O Gato Preto; O Corvo; A Filosofia da Composição; FairyLand; A Queda da Casa de Usher; Os Assassinatos da Rua Morgue; A Esfinge; A Máscara da Morte Rubra.
  • Stephen King: Carrie, a Estranha; O Iluminado; A Dança da Morte; A Zona Morta; Cemitério Maldito; Saco de Ossos; À Espera de um Milagre; O Apanhador de Sonhos; Sob a Redoma; Sombras da Noite; Série A Torre Negra.
  • H. P. Lovecraft: O caso de Charles Dexter Ward; O chamado de Cthulhu; Um Sussurro nas Trevas; A cor que Caiu do Céu; Sombras perdidas no Tempo; Nas montanhas da Loucura; O horror sobrenatural na literatura.
  • Mary Shelley: Frankenstein ou O Moderno Prometeu; The Last Man.
  • Bram Stocker: Drácula; O Castelo da Serpente; A Joia das Sete Estrelas; O Caixão da Mulher-Vampiro; A Toca do Verme Branco.
  • Ademir Pascale: O Desejo de Lilith; Diabólica. 
  • J. Modesto: Eles estão por toda a Parte; Amor Vampiro; Anhangá – A Fúria do Demônio; Anjos Rebeldes; Vampiro de Schopenhauer.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terror_(g%C3%AAnero)
http://odesejodelilith.blogspot.com.br/
http://listasliterarias.blogspot.com.br/2011/02/10-escritores-para-solidificar-o-genero.html
http://www.skoob.com.br/autor/179-j-modesto

Arquivado em: Literatura