Nutrologia

Nutrologia é um ramo da medicina dedicado ao diagnóstico, prevenção e tratamento de patologias do comportamento alimentar.

É comum que a população confunda médicos nutrólogos com profissionais nutricionistas. Contudo, o primeiro deve necessariamente ser graduado em medicina e deve ter feito uma pós-graduação ou residência na área de nutrologia. Já o nutricionista deve ser graduado em Nutrição, que se trata de um curso da área biomédica.

Deste modo, a atuação deste profissional envolve:

  • Diagnostico de doenças diretamente relacionadas à fisiopatologia alimentar, fazendo pedidos de exames, quando necessário;
  • Prevenir doenças alimentares, por meio da identificação de equívocos alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam colaborando para o quadro nutricional evidenciado pelo paciente;
  • Tratamento de doenças nutrológicas (anemia ferropriva, escorbuto, diabetes mellitus, câncer, obesidade, hipertensão arterial, dentre outras), prescrevendo fármacos, quando necessário.

Deve-se realizar uma consulta detalhada anteriormente ao início do tratamento, devendo ser verificado todos os fatores de colaboram para a existência de um possível distúrbio alimentar ou erros na dieta.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutrologia
http://www.abran.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=20
http://www.unilevernhc.com.br/Article/Details/179
http://www.tamaramazaracki.med.br/nutrologia.htm#

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina