Poluição sonora

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Poluição sonora se remete a qualquer ruído que possa prejudicar a saúde, remete-se a um som com o volume extremamente alto ou a um ruído ou barulho que interfira negativamente na qualidade de vida. Em relação ao ouvido humano, segundo a OMS, quando o nível excede 50 dB, já começa a aparecer dificuldades no intelectual, concentração e tensão. Acima dos 65dB os indivíduos apresentam colesterol elevado, diminuição do sistema imunológico e aumento dos índices de morfina, podendo tornar o indivíduo quimicamente dependente. É acima dos 70 dB que abala a saúde mental, há incidências de zumbidos, tontura, aumentam as chances de infartos, além de começar a afetar as estruturas de audição, progressivamente levando a perdas auditivas, podendo chegar a surdez.

Foto: absolutimages / Shutterstock.com

Foto: absolutimages / Shutterstock.com

Segundo as normas da ABNT, cada tipo de ambiente tem um nível máximo aceitável de decibéis diferentes:

  • Áreas hospitalares e dormitórios: 45 db
  • Ambientes educacionais: 50 dB
  • Escritórios: 65 dB
  • Casas de espetáculos e esportes fechados: 60 dB

Facilmente um trio elétrico chega a 120 dB.

A poluição sonora afeta os animais expondo-os em estado de extremo estresse, atrapalhando seus instintos de caça e predador, sua reprodução e interferindo em sua comunicação. Os mais afetados são os animais marinhos. Como os ambientes subaquáticos não são habitados por seres humanos e o som se propaga com mais rapidez, o nível de ruídos é extremamente alto devido a motores de barcos e navios, plataformas petrolíferas, entre outros, afetando principalmente os golfinhos e baleias que têm como comunicação os sonares. Em relação as plantas, o volume excessivo de ruídos atrapalha o seu crescimento devido aos tremores que as fazem perder água.

O Governo Federal lançou o “Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído” com o intuito de conscientizar a população e a “Lei do silêncio” no qual o ruído não pode ser maior do que 70 dB durante o dia e 50 dB a partir das 22 horas até as 7 horas, sendo variada de uma cidade para outra e inspecionada pela polícia militar.

Medidas podem ser tomadas no intuito de diminuir e/ou evitar as consequências da poluição sonora em relação a saúde: evitando áreas barulhentas, evitando buzinar, uso de equipamento acústico devidamente apropriado nas indústrias e construções, não escutar músicas muito alto, conduzir veículos com as janelas fechadas, não acelerar automóveis sem estar em movimento.

As normas brasileiras estabelecidas sobre a quantidade de decibéis, seu tempo de duração e horário se dão pelas normas da ABNT através da NBR 10.152. Tendo como base a resolução do CONAMA 001/90.

Leia também sobre outros tipos de poluição:

Arquivado em: Meio Ambiente
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: