Palau

Por Emerson Santiago
A República de Palau (Republic of Palau em inglês; Beluu ęr a Belau em palauense) é um país independente localizado a oeste do oceano Pacífico. Próximo a Palau estão as ilhas Filipinas a oeste e Indonésia ao sul e os Estados Federados da Micronésia a leste. A capital do país é Melekeok, sendo a maior cidade a antiga capital, Koror. Sua área total é de 459 km², um pouco maior que a do município paulista de Sorocaba. A população é de 20.600 habitantes, composta principalmente por povos micronésios. A religião é o cristianismo, de cunho católico ou protestante, que divide espaço com o culto Modekngei, de origem local. Como língua oficial, Palau adota o inglês e o palauense, sendo que o sonsorolês, o tobi e o japonês são línguas oficiais em nível regional. A moeda é o dólar americano.

O país é composto por oito ilhas principais, além de outras 250 menores, localizadas a cerca de 500 km a sudeste das Filipinas. As ilhas de Palau fazem parte da cadeia de ilhas conhecidas como Carolinas, e cujo restante pertence à Federação Micronésia. Palau é uma república democrática, com eleições presidenciais a cada 4 anos. O Congresso Nacional (Olbiil era Kelulau) tem duas casas: o Senado com 13 membros eleitos e a Câmara dos Deputados com 16. Todo estado também elege o seu próprio governador e o Legislativo.

Acredita-se que Palau foi inicialmente povoada há mais de quatro mil anos por imigrantes do que hoje é a Indonésia. No século XVIII, chegam os comerciantes e missionários vindos da Grã-Bretanha, suplantados pela influência espanhola no século XIX. Na sequência da sua derrota na Guerra Hispano-Americana, a Espanha vendeu Palau e o restante das Ilhas Carolinas para a Alemanha em 1899, que passariam a compor parte da colônia da Nova Guiné Alemã. Com a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, o controle das Carolinas passou para o Japão, no que se constituiu o Mandato do Pacífico Sul (Nanyô Chô), englobando Palau. ilhas Marianas do Norte, Federação da Micronésia e Ilhas Marshall. Com a derrota japonesa na Segunda Guerra, a soberania das ilhas é entregue aos Estados Unidos, sob os auspícios das Nações Unidas, em 1947, como parte do Território Fiduciário das Ilhas do Pacífico. Palau aprovou uma nova constituição em 1981, e assinou um pacto de livre associação com os Estados Unidos no ano seguinte. Depois de oito referendos e uma emenda à sua constituição, o pacto entrou em vigor a 01 de outubro de 1994, marcando a emergência de Palau de estado tutelado para a independência (formalmente, Palau é uma república constitucional em livre associação com os Estados Unidos).

Bibliografia:
Palau profile (em inglês). Disponível em: http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-15446660. Acesso em: 06 out. 2012.
Background Note: Palau (em inglês). Disponível em: http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/1840.htm. Acesso em: 06 out. 2012.
Mapa: http://www.vidiani.com/?p=13807