Ecólogo

Ecólogo é o profissional qualificado dedicado ao estudo da Ecologia (Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia). Dentre suas diversas funções, os ecólogos estudam e pesquisam os ecossistemas florestais, aquáticos e urbanos e visam diminuir os impactos causados pelas ações degradativas dos homens. Contribuem de forma significativa para a preservação da biodiversidade.

Símbolo da Ecologia

O termo Ecologia tem origem no grego "oikos" (casa) e "logos" (estudo) e representa o estudo da casa, do lugar onde se vive. Ernst Haeckel, naturalista alemão, foi o primeiro a utilizar a palavra para definir o estudo das relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

No mercado de trabalho, os ecólogos atuam em vastos campos:

  • Avaliando possíveis riscos e impactos ambientais, fiscalizando empreendimentos que possam alterar o meio ambiente e causar estragos na natureza.
  • Lecionam e desenvolvem pesquisas em universidades.
  • Dando consultoria os ecólogos elaboram relatórios de impacto ambiental, controlam os poluentes industriais, assessoram empresas e governos na conservação da natureza, projeta estações ecológicas, entre outras.
  • Realizam palestras oferecendo educação ambiental, através de programas educativos.
  • Soluciona problemas de áreas devastadas, recuperando-as e criam estratégias de ocupação e exploração de áreas evitando impactos negativos no meio ambiente.
  • Trabalham como guia de turismo em parques e reservas ecológicas.

À medida que os problemas ambientais aumentam, cresce a procura por profissionais capazes de entender as questões ambientais de maneira sistêmica como o ecólogo, capazes de minimizar e evitar impactos ambientais.

ABECom objetivo de regulamentar a profissão de ecólogo no país, em 1991 foi fundada a Associação Brasileira de Ecólogos (ABE). Por não ser uma profissão regulamentada, não há um piso salarial para os ecólogos. O presidente da ABE, Décio Luis Semessatto Júnior, afirma que os ecólogos presentes no mercado ganham, em média, R$ 2.500,00.

Existem poucas instituições de ensino no Brasil que oferecem o curso de Graduação em Ecologia. As que oferecem são:

  • UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
  • UNIDAVI (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí)
  • UCPel (Universidade Católica de Pelotas)
  • UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
  • UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
  • UNI-BH (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Os cursos de graduação em ecologia duram 4 anos. Estão presentes as matérias de biologia, estatística, geologia, matemática e química nos primeiros 3 anos do curso. Em aulas práticas (laboratório) aprende-se a fazer análises biológicas e químicas e a manipular medidores de dados ambientais. O quarto ano é focado no estudo de ecossistemas aquáticos e terrestres, comunidades e poluição, e inclui estágio obrigatório.

Para fazer o curso, algumas características são indispensáveis nos futuros ecólogos como a capacidade de fazer análises e observações, gostar de pesquisas, habilidades em lidar com questões variadas, gostar de atividades ao ar livre, curiosidade, ter interesse por animais e plantas e saber trabalhar em equipe.

Referências Bibliográficas:
http://www.rc.unesp.br/ib/ecologia/caeco/ecologo.htm
http://www.rc.unesp.br/ib/ecologia/caeco/profissaoecologo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecólogo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologia

Arquivado em: Ecologia, Profissões