Geógrafo

Ser um geógrafo é estudar, pesquisar, analisar e formular relatórios sobre aspectos da superfície da Terra, como por exemplo: clima, vegetação, aspectos ambientais, recursos hídricos, solo, etc., desenvolvendo estudos que relacionem o meio e as comunidades que nele habitam, inclusive analisando a distribuição dessas populações.

O geógrafo também é habilitado para gerir informações sobre grupos populacionais de uma determinada região, seja ela cidade, Estado ou país, quanto aos aspectos políticos, culturais e sociais, utilizando-se dessas informações para planejar áreas urbanas, delimitar territórios, construção de estradas, vias públicas, e vários outros itens que possam interferir no meio ambiente.

A profissão de geógrafo é fiscalizada e regida através da Lei Nº 6664 de 26/06/1979 e Decreto Nº 85138 de 15/12/1980, e pela Lei Nº 7399 de 04/11/1985 e Decreto Nº 92290 de 10/01/1986.

Qual é a formação adequada?

Para tornar-se um profissional geógrafo, será necessário primeiramente formar-se em curso superior de Geografia. Dependendo da área na qual pretende-se desempenhar a função será exigido também o diploma de bacharel como por exemplo tratando-se de geógrafos que trabalharão com planejamento e pesquisa. A pós- graduação é sempre bem-vinda principalmente para professores universitários e pesquisadores, onde sempre é exigida.

Quais as atividades que o geógrafo poderá exercer?

Atualmente as funções de geógrafo tem se estendido além das salas de aula, devido à preocupação mundial em relação às condições do planeta e do meio ambiente, . A área de ensino, hoje, é apenas uma entre as funções que o geógrafo pode desempenhar, exercendo-a em instituições particulares ou públicas em níveis fundamental, médio, superior, pós-graduação, orientação de alunos em defesa de teses, etc.

Apesar da oferta de concursos públicos não ser ainda tão rica nesta área, este profissional poderá desenvolver suas atividades também em empresas da rede pública ou privada, exercendo funções em cartografia, planejamento urbano, elaborando mapas e cartas geográficas ( geo-processamento), estudando regiões de acordo com o aspecto físico, relevo. clima, solo, etc.., levantando dados sobre a geografia física (dados geográficos de um determinado lugar) ou humana (dados sobre uma população), geopolítica (relação entre organização econômica e espaço geográfico), elaboração de relatórios sobre impacto ambiental na ocasião de projetos de grandes obras, resolução de problemas relacionados com recursos naturais do país, análise das condições hidrológicas de bacias fluviais, atuação em política de povoamento, migração e imigração.

A discutida relação homem e meio ambiente

Como podemos verificar, o geógrafo é habilitado ao planejamento, pesquisa e estudos sobre as atividades humanas em qualquer território seja ele urbano ou rural, contribuindo assim para um universo mais voltado às pertinentes questões entre homem e meio ambiente.

Assista um vídeo produzido pela TV Unesp, sobre o curso de Geografia:

Fontes
- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
- Artigo: “O que é ser um geógrafo mesmo? Rangel,M., 29/09/08

Arquivado em: Geografia, Profissões