Médico veterinário

Doutorado em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal (UFF, 2010)
Mestrado em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal (UFF, 2006)
Graduação em Medicina Veterinária (UFF, 2005)

O médico veterinário é o profissional responsável por manter a saúde dos animais e o bem-estar animal. Entretanto, além de preservar a saúde dos animais, o veterinário também atua na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população. Para exercerem sua função, os médicos veterinários devem possuir o diploma de Graduação em Medicina Veterinária e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do seu Estado.

Áreas de atuação

Além de atuar em clínicas de pequenos e grandes animais, os veterinários também podem atuar na tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, na Vigilância Sanitária, na Defesa Sanitária, em zoológicos, em laboratórios de controle microbiológico e físico-químico de alimentos, em biotérios, em centros de pesquisa da saúde, consultores, peritos criminais, responsáveis técnicos de indústrias, laboratórios de análise de solo e água, produção de vacinas e medicamentos na área de saúde animal, marketing de produtos pet, produção animal, melhoramento genético entre outros. No site do Conselho Federal de Medicina Veterinária é possível ver as diferentes áreas de atuação do médico veterinário (CFMV, 2017).

Mercado de trabalho

Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, 2017) o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves em todo o mundo e é o quarto lugar em população total de animais de estimação. Assim, a área de clínica de animais de estimação tem grande demanda por veterinários. Os médicos veterinários que queiram trabalhar na área de clínica, podem atuar em clínicas veterinárias particulares, de animais de companhia, de animais silvestres ou de grandes animais. Ou pode ser um profissional autônomo, atendendo à domicílio os seus pacientes. Entretanto, a concorrência é ampla, pois há muitas clínicas veterinárias espalhadas pelo país. Para se destacar, o profissional deve apostar em cursos de especializações para apresentar um diferencial no atendimento.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA, 2016) no Brasil existem 35,2 mil empresas da área de alimentos no Brasil. Isso gera muitos empregos, inclusive para médicos veterinários que queiram trabalhar na área de Tecnologia e Inspeção de Alimentos. Nesta área eles podem trabalhar em indústrias alimentícias como responsáveis técnicos ou em laboratórios de alimentos. Pode, ainda, atuar como fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ou de outras Instituições de esfera estadual e municipal para atuar na inspeção dos produtos de origem alimentar (fiscalizando os matadouros de bovinos, suínos, aves, indústrias de laticínios, ovos e derivados, pescado e derivado em relação às normas brasileiras de inspeção de alimentos) ou na defesa sanitária animal (atuando nos programas de controle e erradicação de doenças nos animais como brucelose, tuberculose, febre aftosa, raiva, etc. e fiscalização do trânsito dos animais e seus produtos). Outra opção é seguir a carreira acadêmica fazendo mestrado e doutorado em uma área de conhecimento específica para ser um futuro docente e/ou pesquisador em Universidades particulares ou públicas.

Assista ao vídeo abaixo sobre o curso de Medicina Veterinária, produzido pela TV Unesp:

Referências bibliográficas:

ABINPET - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. FAQ. O setor e seus números. Disponível em <http://abinpet.org.br/site/faq/>. Acesso em 24 março 2017.

ABIA - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. Indústria da alimentação em 2016. Disponível em: <http://www.abia.org.br/vsn/temp/NumerosdoSetor2016.pdf>. Acesso em 24 março 2017.

CFMV. Áreas de Atuação do Médico Veterinário. Disponível em < http://portal.cfmv.gov.br/portal/pagina/index/id/67/secao/5>. Acesso em 23 março 2017.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.