Médico Veterinário

Por Thais Pacievitch
Médico veterinário é aquele profissional responsável por estudar e cuidar da saúde dos animais. Estes podem ser de estimação, silvestres, de laboratório, para exibição (zoológico), para o esporte ou para engorda e posterior abate. Este profissional atua em três principais áreas, são elas a saúde pública (defesa da população contra a transmissão de doenças pelos animais), produção animal (criação e melhoria das características genéticas de determinada raça), medicina e cirurgia de animais (clínicas ou hospitais veterinários). Dentre as especializações deste profissional podemos citar a ortopedia, dermatologia, reprodução, odontologia e oftalmologia de animais.

Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com

Foto: wavebreakmedia / Shutterstock.com

Para ser um médico veterinário é preciso graduar-se em medicina veterinária e registrar-se no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Fazem parte do curso as seguintes disciplinas: embriologia dos animais, fisiologia, histologia, biofísica, parasitologia, genética, imunologia, clinicas médica e cirúrgica, farmacologia e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal.

Dentre as áreas de atuação deste profissional podemos citar as seguintes:

  • Sanidade Animal: onde são prevenidas e controladas as doenças e infecções.
  • Ecologia: observação e estudo de animais silvestres (zoológicos ou no campo).
  • Produção Animal: fiscalização de produtos cuja origem seja animal.
  • Tecnologia da Produção: alimentação, aperfeiçoamento genético, biotecnologia e reprodução de animais.
  • Fábricas de Produtos Destinados aos Animais: gerenciamento da produção de vermífugos, vacinas, soros, vitaminas e rações.
  • Clínica: locais onde são atendidos animais domésticos ou de grande porte e são realizados processos cirúrgicos.

As principais atividades de um médico veterinário são gerir hospitais veterinários, realizar necropsias para determinar o que matou o animal, fazer pesquisas na área de saúde animal, orientar os proprietários sobre a melhor maneira de alimentar e cuidar de seus animais (ou fazê-lo), supervisionar os abatedouros, dirigir instituições de ensino da área veterinária, inspeção de produtos de origem animal para prevenir as contaminações e possíveis infecções que possam surgir.

Existem algumas características que são desejáveis para este profissional, são elas: paciência, autocontrole, firmeza, capacidade de observação, apreço por atividades ao ar livre e pelo contato com a natureza e animais, capacidade de decisão, capacidade de manter o controle com situações que envolvam animais feridos, ensanguentados ou agonizantes, boa disposição física e concentração.

Assista ao vídeo abaixo sobre o curso de Medicina Veterinária, produzido pela TV Unesp:

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.