Preparador físico

Atualmente, a atividade física tem sido evidenciada devido à importância da mesma para a manutenção e promoção da saúde. Dessa forma, todas as modalidades têm sido citadas, assim como seus benefícios, para que as pessoas possam praticar a modalidade de sua preferência, buscando a realização da mesma com maior prazer. Sendo assim, algumas pessoas acabam optando por treinar de forma profissional e por isso, o papel do preparador físico tem ganhado cada vez mais aceitação junto à sociedade.

Foto: Edyta Pawlowska / Shutterstock.com

Foto: Edyta Pawlowska / Shutterstock.com

O preparador físico é um profissional da área desportiva, formado em áreas da saúde como a Educação Física. O mesmo deverá buscar especializações relacionadas à anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício, nutrição desportiva, cinesiologia, biomecânica e também sobre a modalidade a ser desenvolvida. É necessário que o profissional seja, acima de tudo, confiável e responsável, pois o rendimento do atleta dependerá principalmente das orientações passadas pelo profissional, para que o mesmo se desenvolva da melhor maneira possível, despertando ao máximo o seu potencial.

Para que o atleta possa se desenvolver de forma plena, o mesmo deverá seguir corretamente as orientações do profissional. O mesmo realizará a avaliação do indivíduo e, de forma didática desenvolverá o planejamento dos treinos, a aplicação dos mesmos e as devidas progressões, para que o atleta possa ter o rendimento desejável e compatível para a prática da modalidade escolhida, evitando lesões graves ao longo da carreira.

A partir da busca pelo aperfeiçoamento do movimento do atleta, o preparador físico buscará desenvolver determinadas valências dentro do condicionamento físico, tais como: resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, força, coordenação, equilíbrio e agilidade. Através desses aspectos, o preparador físico buscará a maior estabilidade musculo-articular, evitando lesões que possam atrapalhar o rendimento e o desenvolvimento da modalidade desportiva escolhida.

A atuação do profissional como preparador físico tem crescido cada vez mais nos últimos anos. Com a busca constante pela qualidade na saúde e boa forma física, o mercado de trabalho tem oferecido grandes oportunidades para que os profissionais dessa área possam atuar de maneira efetiva, assim como as especializações e estudos na área também tem se desenvolvido de forma intensificada. Devido à visão de prevenção e a preocupação quanto aos cuidados necessários durante a prática da atividade física que se preconiza em saúde atualmente, o desenvolvimento de modalidades específicas para reabilitação e condicionamento de atletas têm sido cada vez mais buscadas, fazendo com que a promoção da saúde possa ser disseminada em todas as modalidades desportivas, desde amadoras até as profissionais, trazendo benefícios que influenciam diretamente na rotina diária e na qualidade de vida de maneira geral.

Bibliografia:
SKORODUMOVA, A.P. Tênis de Campo: treinamento de alto nível. Phorte, São Paulo; 1998.

http://www.efdeportes.com/efd77/lesion.htm

VERKHOSHANSKY, Y.V. Treinamento Desportivo: Teoria e Metodologia. ArtMed, Porto Alegre; 2001.