Preparador Físico

Por Fernanda Lima
O Preparador Físico é um profissional formado em Educação Física e precisa ser Pós Graduado em Fisiologia do Exercício ou então Pós Graduação Específica. Ele fornece orientações para melhorar o desempenho físico das pessoas, trabalha planejando e avaliando individualmente certas atividades físicas, como melhorar a qualidade de vida, emagrecer, preparar-se para atividades ou eventos, também faz montagem de programas de exercícios físicos. O preparador precisa de coerência e o controle de volume e a intensidade dos exercícios é uma das formas para se prevenir lesões nos atletas.

O mercado de trabalho desta profissão é muito competitivo, de crescimento lento. A profissão é diversificada de acordo com a modalidade esportiva escolhida. Entre alguns dos lugares que o preparador físico pode atuar estão academias, ginásios, clubes, centro de terapias ou até mesmo na casa dos contratantes.

Esta profissão é indicada a todos aqueles que tenham interesse ou vocação em áreas relacionadas com a atividade física e que seja em especial na preparação física de atletas. Para ser um preparador físico é necessário ter formação cientifica, didática, vivência do problema, ambiente de trabalho, tempo disponível e também saber e ser um conhecedor de:

  • Fisiologia que é a ciência que estuda os processos, atividades e fenômenos característicos dos seres vivos;
  • Cinesiologia, que é a análise dos movimentos;
  • Cineantropometria que trata das medidas físicas do corpo humano;
  • Psicologia, que é a ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano;
  • Nutrição, o estudo dos alimentos e dos nutrientes e dos seus efeitos na saúde;
  • Anatomia, que estuda as estruturas do corpo humano;
  • entre outras ciências.

A preparação física sempre leva em consideração a especialidade do esporte, então o preparador sempre vai avaliar e fazer o processo de treinamento de acordo com o esporte a ser praticado. A preparação física básica, independente da modalidade, constitui o alicerce mínimo, indispensável, para a prática de qualquer esporte. Sendo assim, é fundamental a adoção da rotina da preparação física.

O preparador físico é o responsável em atuar no desenvolvimento das qualidades motoras: a velocidade, força, resistência, flexibilidade, coordenação.

Esta profissão é para quem gosta de esportes, porém para se preparar bem um atleta deve lembrar que é uma função demorada, além de cansativa, tanto para o profissional quanto para o atleta. O preparador além de preparar,  também recupera os atletas das lesões.

Referencias:
http://www.cefad.pt/cursos_curso.asp?id=5
http://www.educacaofisica.com.br/especiais/educacaofisica/guia_mostrar.asp?id=13