Ácidos Sulfônicos

Por Renato Marcondes
Ácidos sulfônicos são ácidos sulfúricos que perdem seu grupo hidroxila (-OH), ganhando no lugar um radical derivado de hidrocarboneto.

Sua nomenclatura se da através da colocação da palavra ácido seguida do nome do hidrocarboneto e por fim sulfônico.

Podendo ser encontrado para vender comercialmente para fins de produção de produtos com principal destinação para a limpeza, sendo um liquido viscoso de cor marrom solúvel em água.

A principal aplicação dos ácidos sulfônicos é a da produção de detergentes líquidos e em pó. Principalmente pela característica que eles têm de quebrar a tensão superficial que é uma característica da água, principal agente usado para limpeza, mas que devido a esta tensão não surte efeito efetivo na limpeza, é neste contexto que entram os ácidos sulfônicos capazes de quebrar esta tensão e também com grande poder de limpeza e penetração tanto em superfícies quanto em tecidos.

Outros campos de utilização para os ácidos sulfônicos são na produção de drogas antibacterianas, corantes e também como catalisadores, trocadores de íons, usados para a purificação da água através da deionização, emulsificantes, dispersantes, umectantes, entre outros.

Bibliografia:
http://www.quimesp.com/index.php?page=shop.product_details&category_id=6&flypage=flypage.tpl&product_id=25&option=com_virtuemart&Itemid=54
http://www.profpc.com.br/%C3%81cidos_sulf%C3%B4nicos.htm
http://www.pbcbrasil.com.br/produtos/acido96/tedescricao.htm
http://www.profjoaoneto.com/quimicao/acidosulfonicos/acidos_sulfonicos.htm