Diesel

Graduação em Química (Faculdades Anhanguera, 2016)

O Óleo Diesel é um combustível de origem fóssil, obtido a partir do refino do petróleo, composto basicamente por hidrocarbonetos de 8 a 16 carbonos, com baixas proporções de enxofre, nitrogênio e oxigênio. Trata-se de um fluído oleoso, inflamável, tóxico, pouco volátil, límpido e com odor característico. É utilizado como combustível em veículos leves (no Brasil não temos veículos leves a Diesel), pesados, ferroviários, no segmento náutico e para geração de energia elétrica.

Tipos de diesel

Tratando-se de um combustível muito versátil, e visando atender às diversas legislações vigentes, há diversos tipos de óleo diesel disponíveis comercialmente, veremos agora, quais são os tipos e quais suas características.

Óleo Diesel Comum e Extra Aditivado S10 e S50

Trata-se de um combustível para veículos com motores ciclo Diesel com baixo teor de Enxofre (S10: 10 ppm e S50: 50 ppm), utilizado essencialmente em veículos produzidos após 2012, que necessitam de um combustível mais puro para seu correto funcionamento. Possui coloração incolor à amarelada e não são aditivados. O Diesel S10 e S50 Extra Aditivado recebe aditivos detergentes, dispersantes, anti-espumantes e anti-corrosivos.

Óleo Diesel Comum e Extra Aditivado S500

Trata-se de um combustível para veículos com motores ciclo Diesel, com limite de Enxofre especificado em 500 ppm de coloração vermelha, e que não recebe nenhum tipo de aditivo. Está disponível para comercialização na maior parte do país e pode ser utilizado em veículos produzidos anteriormente à 2012. O Diesel S500 Extra Aditivado recebe aditivos detergentes, dispersantes, anti-espumantes e anti-corrosivos.

Óleo Diesel Comum e Extra Aditivado S1800

Trata-se de um combustível para veículos com motores ciclo Diesel de uso não rodoviário, utilizado em usinas termoelétricas, mineração a céu aberto, transporte ferroviário, com limite de Enxofre de 1800 ppm, de coloração amarela ou laranja, podendo conter traços de marrom e que não recebe nenhum tipo de aditivo em sua versão comum, já a versão extra aditivada recebe aditivos detergentes, dispersantes, anti-espumantes e anti-corrosivos.

Óleo Diesel Marítimo DMA / DMB

Trata-se de um combustível para embarcações marítimas, com limite de Enxofre de 50000 ppm, de coloração avermelhada e que não recebe nenhum tipo de aditivo, com ponto de Fulgor de 60°C.

Óleo Diesel Inverno

Trata-se de um combustível para motores ciclo Diesel que funcionam em baixas temperaturas (até -5°C), impedindo o entupimento dos filtros devido à boa fluidez dispensando aditivação de anticongelantes, com limite de Enxofre de 500 ppm e bastante comercializado no Sul do país.

Produção

O Diesel é obtido através da destilação fracionada do petróleo bruto, em refinarias, onde são obtidas as frações de óleo diesel leve e pesado. De acordo com o tipo de Diesel desejado, são adicionados ou não os aditivos específicos para cada produto, respeitando as legislações vigentes.

No Brasil, de acordo com a resolução n°42 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) os óleos diesel de uso rodoviário podem ser classificados em Óleo Diesel A e Óleo Diesel B, sendo o tipo A o combustível produzido através do refino de petróleo sem adição de biodiesel, já o tipo B, possui adição de Biodiesel, respeitando o teor estabelecido pela legislação desde 2008.

Biodiesel

Combustível biodegradável originário de fontes renováveis e que pode ser produzido por diferentes métodos, tais como, esterificação ou craqueamento, a partir de reações químicas de óleos e/ou gorduras de origem renovável como animais ou vegetais, principalmente óleo de mamona no Brasil, com álcool em presença de catalisador específico.

Referências:

http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/Site%202015/Pesquisas%20PDF/Os%20impactos%20da%20m%C3%A1%20qualidade%20do%20%C3%B3leo%20diesel%20brasileiro.pdf

http://www.cntdespoluir.org.br/Documents/PDFs/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_combustiveis.pdf

http://www.tocaes.com/pdf/diesel.pdf

http://www.anp.gov.br/wwwanp/petroleo-derivados/155-combustiveis/1857-oleo-diesel

https://www.brasilpostos.com.br/noticias/combustiveis-2/conheca-os-diferentes-tipos-e-marcas-de-diesel-a-venda-no-brasil/

Arquivado em: Combustíveis