Entalpia Padrão

O conteúdo energético de uma substância ou de um sistema é chamado de entalpia. No entanto, não há como medir a entalpia em si, o que se pode calcular é a variação de entalpia (ΔH). A variação de entalpia consiste no calor liberado ou absorvido numa reação química que ocorre a pressão e temperatura normais (1 atm e 25°C).

Assim como qualquer outra forma de medida, a entalpia também tem um ponto inicial, ou seja, parte do zero. Por convenção, foi estabelecido que substâncias simples, em sua forma mais estável, têm valor de entalpia igual a zero, o que recebe o nome de entalpia padrão. Isso possibilita a comparação das entalpias de dadas substâncias nas mesmas condições de temperatura e pressão. A variação da entalpia padrão (ΔH°) se dá nas reações em que todas as substâncias participantes estão em seus respectivos estados padrão.

Segundo a Lei de Hess, a entalpia padrão de uma reação é igual à soma das entalpias padrões das subdivisões da reação global, dependendo apenas dos estados inicial e final. Observe:

X + Y → Z                          ΔH1
Z + W → A + K                 ΔH2
K → Y + B                          ΔH3
X + W → A + B                 ΔH

Sendo assim, ΔH = ΔH1 + ΔH2 + ΔH3.

Veja que a reação global ocorre em 3 etapas (pode também ocorrer em número maior ou menor), em que cada etapa tem um valor de variação de entalpia, devido ao arranjo das moléculas presentes. Nesse caso, são eliminadas da reação, substâncias que aparecem mais de uma vez, por exemplo, o Z e o Y, da mesma forma que se elimina numa expressão matemática, números iguais de mesma hierarquia que se repetem (+2 e -2, por exemplo). O ΔH será sempre o mesmo, não importando se é determinado pelo método direto ou pelo método de soma das reações.

Existem alguns fatores que influem na variação da entalpia, tais como temperatura, pressão, estado físico e forma alotrópica dos reagentes e dos produtos, concentração dos reagentes e agregação das partículas. É importante ressaltar também que a variação de entalpia de um sistema é diretamente proporcional à quantidade de matéria, em mols, das substâncias que participam da reação química.

Leia mais:

Referências
http://pt.scribd.com/doc/64680415/Entalpia
http://www.mspc.eng.br/quim2/termoq01.shtml

Arquivado em: Química