Ferrugem

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

As transformações químicas ocorrem todo o tempo ao nosso redor, por exemplo é muito comum notarmos que materiais metálicos como cercas, portões, pregos, entre outros ao ficarem expostos ao ambiente acabam se deteriorando. E isso ocorre devido ao contato do elemento químico ferro (Fe) com átomos de oxigênio (O) presentes no ar atmosférico e na água. Podemos notar também que em regiões litorâneas esses materiais sofrem ainda mais danos devido a presença de sais e uma maior umidade.

Cadeado enferrujado. Foto: sezer66 / Shutterstock.com

Cadeado enferrujado. Foto: sezer66 / Shutterstock.com

Esse fenômeno é conhecido como ferrugem e ocorre devido à uma reação de oxirredução. Mas o que é uma reação de oxirredução? Este tipo de reação ocorre quando entre os átomos envolvidos há transferência de elétrons. E neste caso a substância que recebe elétrons se reduz e por consequência é o agente oxidante; e quem perde elétrons se oxida e é o agente redutor. E devemos lembrar sempre que um processo não ocorre sem o outro, ou seja, são dependentes.

No caso da ferrugem quem oxida (agente redutor) é o ferro e isso ocorre conforme as reações abaixo:

 

  • Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)
  • O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio)
  • 2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 (equação geral)

Na primeira reação temos a oxidação do ferro, depois a redução do oxigênio. Em seguida é mostrada a equação ou reação global.

Porém há formas muito práticas de evitar que materiais de ferro sejam agredidos, uma delas é impossibilitar o contato da água e do ar com o metal através da impermeabilização através de tinta ou óleo.

Outro meio destinado a proteção do ferro contra os “agentes enferrujantes” e que é muito utilizada na indústria em geral é a galvanização. Este processo consiste na adição de camadas protetoras de metais em geral, não somente o ferro, para proteção e para fins estéticos. A galvanização pode ser dividida em: cromagem (adição de camada de cromo), douração (adição de camada de ouro), zincagem (adição de camada de zinco), entre outros.