O Poder Químico de um Explosivo: Nitroglicerina

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

As características imprescindíveis a todo bom combustível é sua capacidade de decompor-se em um curto intervalo de tempo, em um processo exotérmico, isto é, que irá liberar enorme quantidade de energia. Neste aspecto, um dos mais famosos explosivos é nitroglicerina.

A nomenclatura da nitroglicerina deriva de sua estrutura, na qual podem ser vistos três grupos nitros (-NO2), ligados diretamente a átomos de oxigênio. Sua estrutura deriva da molécula da glicerina, sendo que ocorre a substituição dos grupos hidroxilas existentes nesta pelos grupos nitros; a molécula de glicerina é a base dos triglicerídeos.nitroglicerina

No processo de detonação de um explosivo, a sua energia está associada ao fato de que o volume ocupado por um gás é sempre muito superior ao ocupado por um sólido ou um líquido, de modo que o processo de expansão ocorrerá quase que imediatamente. Por exemplo, 1 mol de água pura, em condições normais de temperatura e pressão, ocupará quando líquido um volume de 18 mL, no estado sólido, aproximadamente 19 mL, já no estado gasoso, esse volume poderia facilmente superar 20 litros. E ainda, ao considerarmos condições diferentes às de temperatura ambiente, ao aumentarmos a temperatura, esse volume final poderia ainda ficar muito maior.

“A nitroglicerina é uma substância amarelo-esverdeada, líquida à temperatura ambiente, descoberta pelo italiano Ascanio Sobrero em 1847 - e um dos explosivos químicos mais potentes que existem. Como todos os explosivos químicos, ela tem moléculas muito instáveis, que se decompõem muito rápido após uma ignição, liberando grandes quantidades de gás e calor”2.

Particularmente associada ao poder de detonação da nitroglicerina está a sua alta velocidade de decomposição. Assim, esta rápida decomposição irá liberar uma grande quantidade (volume) de gases em um tempo muito curto, o que acarretará em uma onda de choque supersônica. Apenas 800 gramas desse composto poderão produzir mais de 800 litros de gases após a detonação.

Em relação ao trinitrotolueno (TNT), outro explosivo muito difundido cotidianamente, a nitroglicerina apresenta a vantagem de apenas liberar produtos gasosos, enquanto que este também produz substâncias sólidas, o que a torna mais energética do que o TNT. Entretanto, sua principal desvantagem, e não apenas em relação ao TNT, como a qualquer outro explosivo, é sua alta instabilidade, sendo muito dificultoso seu armazenamento e principalmente o seu transporte. Esse problema praticamente impediu o uso da nitroglicerina durante muito tempo, mesmo muitos homens morreram tentando encontrar uma solução. Esse problema fora resolvido pelo químico sueco Alfred Nobel.

Referências:
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitroglicerina
2. http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-nitroglicerina-e-por-que-ela-e-tao-potente

 

Arquivado em: Química