Substâncias Simples e Compostas

Por André Luis Silva da Silva
Uma importante classificação para as substâncias materiais (sistemas materiais) está nas substâncias puras e misturas, onde as primeiras apresentam pontos de mudança de fase constantes e as segundas variáveis. Dessa forma, ao vaporizarmos uma substância pura, o seu ponto de ebulição ocorre em uma mesma temperatura. Já, ao aquecermos uma mistura até a sua temperatura de mudança de fase, ocorre que esta mudança de estado físico se dá em uma faixa de temperatura, sempre em uma temperatura variável.

Particularmente em relação às substâncias puras, podemos ainda classificá-las como substâncias puras simples e substâncias puras compostas. É comum a denominação resumida de substâncias simples e substâncias compostas e a omissão da palavra pura.

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Já o gás nitrogênio, que existe na atmosfera, é formado pela união de dois átomos de nitrogênio. O mesmo vale para o gás oxigênio. Dizemos então que o oxigênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais. A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.”1

substancias simples e compostas

No caso da imagem acima, o gás oxigênio representa uma substância simples, pois sua molécula é formada pela combinação de íons iguais (provenientes de dois átomos de oxigênio). Já a molécula de gás carbônico representa uma substância composta, pois é formada por íons diferentes, no caso um proveniente do átomo de carbono e dois provenientes do átomo de oxigênio.

Outros exemplos de substâncias simples:

  • H2: gás hidrogênio, formado por dois átomos iguais de hidrogênio.
  • O3: ozônio, formado por três átomos iguais de oxigênio.
  • P4: fósforo branco, formado por quatro átomos iguais de fósforo.
  • S8: enxofre sólido, formado por oito átomos de enxofre.

Outros exemplos de substâncias compostas:

  • NaCl: cloreto de sódio, formado por um átomo de sódio e um átomo de cloro.
  • Ca2SO4: sulfato de cálcio, formado por dois átomos de cálcio, um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigênio.
  • H3PO4: ácido fosfórico, formado por três átomos de hidrogênio, um átomo de fósforo e quatro átomos de oxigênio.
  • NaHCO3: bicarbonato de sódio, formado por um átomo de sódio, um átomo de hidrogênio, um átomo de carbono e três átomos de oxigênio.

Dessa forma, uma substância pura será classificada como simples quando apresentar apenas um tipo de elemento químico em sua estrutura. Já uma substância será denominada composta quando apresentar dois ou mais átomos diferentes em sua molécula.

Referências:
1. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Oitava_quimica/materia10.php
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.