Simbiose

Por Marina Martinez
Simbiose é a relação interespecífica (de espécies diferentes) que ocorre entre dois ou mais organismos de espécies diferentes, de forma mutuamente vantajosa.

Essa associação íntima entre organismos ocorre em plantas, animais, fungos, bactérias, etc., onde cada um contribui positivamente beneficiando a sobrevivência do outro e a de si próprio.

Existem dois tipos de Simbiose, a forçada e a facultativa.

  • Simbiose Forçada: Os organismos são obrigados a manterem uma inter-relação simbiótica para sobreviverem.
  • Simbiose Facultativa: Quando não existe obrigatoriedade na inter-relação, dando maior chance de sobrevivência para o organismo.

Existem várias relações simbióticas. Alguns organismos podem viver dentro de outros, como os endosimbiontes, que vivem no meio de células ou no interior dos tecidos do corpo de outro organismo.

Exemplos de Relação de Simbiose

Orquídeas e Micorrizas

As orquídeas vivem em árvores, mangues, rochedos, locais que possuem bastantes matérias orgânicas, porém são ambientes pobres em sais minerais. Em suas raízes esponjosas, denominadas velame, as orquídeas abrigam fungos denominados Micorrizas, que possuem vários filamentos, onde atacam as matérias orgânicas do substrato transformando-a em sais minerais que serão assimilados pela orquídea. Os fungos também são beneficiados nesta relação uma vez que a orquídea realiza a fotossíntese sintetizando as moléculas orgânicas que são de fundamental importância para a sobrevivência dos fungos Micorriza. Essa relação de simbiose com os fungos Micorriza acontece com várias plantas e não somente com as orquídeas.

Cnidários

Os cnidários extraem seus alimentos de várias formas inclusive através de simbiose com microalgas, onde estas também contribuem na construção dos esqueletos calcários dos corais que são responsáveis pela construção de recifes.

Mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas celulares responsável pela respiração celular. Vivem no centro de células eucarióticas onde produzem a energia em forma de ATP que é essencial para a vida celular. As células também contribuem para a sobrevivência das mitocôndrias fornecendo ambiente e alimento para elas se reproduzirem, formando uma perfeita relação de simbiose.

Beija-Flor

Os beija-flores são considerados os menores pássaros do mundo. Possuem como características marcantes a extrema agilidade e velocidade em seus vôos. Para se alimentarem os beija-flores procuram alimentos em aproximadamente 1500 flores por dia. No momento em que ele está na busca para obter o néctar das flores, ele carrega o pólen de uma flor para outra. Assim ele contribui no processo de fecundação das flores, mantendo uma relação de simbiose.

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbiose
http://vet211.110mb.com/zoo/RELACOESECOLOGICAS.pdf