Azia

A pirose (oriundo do grego “pýrosis”=ato de queimar), mais comumente conhecida como azia ou refluxo gastroesofágico, é uma sensação de queimação que inicia-se na região posterior do esterno e se alastra, por via de regra, por meio de ondas ou golfadas, até a faringe, vindo acompanhada de eructação com acidez e aumento de salivação.

Ocorre devido à perda de elasticidade do esfíncter esofágico (cárdia), fazendo com que este permaneça aberto, permitindo o refluxo do suco gástrico para o esôfago, o que causa a dor típica da azia.

O principal fator desencadeante da azia é a alimentação inadequada, ou seja, ingestão de alimentos excessivamente temperados, gordurosos, que contêm cafeína, assim como a ingestão de frutas cítricas em excesso, tomate e molho de tomate, além do uso frequente de tabaco, álcool, entre outras drogas, como o ácido acetil-salicilico (aspirina).

É comum a ocorrência em mulheres grávidas. Estas passam por diversas mudanças fisiológicas, havendo um processo de retenção de líquido grande, resultando em um funcionamento inadequado da musculatura da junção esôfago-gástrica, e em associação com o grande crescimento do útero, leva a um aumento de pressão sobre o estômago que é empurrado para cima nas fases finais da gestação.

O tratamento dessa afecção passa pela correção dos hábitos alimentares. Não há restrição total de determinado alimento, mas sim uma ingestão controlada dos alimentos que desencadeiam o problema.

Para indivíduos portadores dessa condição, os especialistas recomendam evitar:

  • Deitar após as refeições, sendo necessário aguardar uma ou duas horas, para que o estômago esvazie e diminuía a produção de ácido clorídrico;
  • Uso de roupas apertadas, que leva a uma alteração da pressão dentro do abdômen, resultando no refluxo do ácido para o esôfago;
  • Ingestão de muitos líquidos, especialmente gasosos, durante uma refeição.

O tratamento medicamentoso é feito com o uso de antiácidos e fármacos específicos que controlam a secreção gástrica.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirose
http://www.gastroalgarve.com/sintomas/pirose.htm
http://www.gastroplastiabrasil.com.br/pirose_ou_azia.html
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/273/azia
http://www.copacabanarunners.net/azia.html
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4204&ReturnCatID=1775

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde