Varizes

Varizes são veias que se dilatam e ficam tortuosas e deformadas. Desenvolvem-se sob a superfície cutânea, normalmente das pernas, pés e coxas, e podem causar inchaço e dor. Tem coloração azulada, geralmente. Algumas pessoas apresentam microvarizes, que são ramificações minúsculas, de cor avermelhada.

Para entender por que as varizes acontecem, é necessário que se entenda como funciona a circulação sangüínea. As artérias levam o sangue para todas as partes do corpo, sendo que esse sangue é bombeado pelo coração. Já as veias têm como função levar esse sangue de volta para o coração. A pressão sangüínea nesse retorno do sangue para o coração através das veias é bem menor, por isso a circulação depende da ajuda dos músculos da panturrilha para esse trabalho, mesmo porque, o retorno do sangue para o coração é contra a força da gravidade.

As veias das pernas possuem válvulas em um único sentido, que funcionam como travas, impedindo que o sangue retorne para os pés devido à força da gravidade. As varizes – ou varicoses - ocorrem quando há uma falha dessas válvulas, o que causa um acúmulo de sangue, provocando as deformações.

As varizes podem causar dor, queimação, coceira e palpitação na região afetada. Podem estar associadas graves problemas circulatórios ou a coágulos sanguíneos que podem ser graves. As varizes podem ser classificadas em de pequeno calibre, médio calibre e grande calibre.

A hereditariedade é um dos fatores que podem explicar o aparecimento das varizes em algumas pessoas. As microvarizes costumam a aparecer em pessoas jovens, mas as varizes são mais comuns em pessoas acima de 30 anos. As mulheres são mais propensas a terem varizes por fatores hormonais, tanto em relação ao ciclo menstrual, quanto à gravidez. É comum no período gestacional, o aparecimento de varizes por uma série de fatores. Em uma primeira gestação, normalmente as varizes que surgiram nesse período desaparecem após o nascimento do bebê, o que não acontece da segunda gravidez em diante. Outros fatores que contribuem para o aparecimento das varizes são: a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, tratamentos de reposição hormonal e as altas temperaturas (favorecem a dilatação das veias).

As complicações causadas pelas varizes podem ser inúmeras, sendo as mais graves a formação de úlceras e as hemorragias.

O tratamento das varizes pode ser conservador, ou seja, com o uso de medicamentos para melhorar a circulação sanguínea, e com a utilização de meias finas. Porém, para se evitar complicações, o tratamento cirúrgico é o mais indicado. Essas cirurgias estão cada vez menos agressivas. Existem ainda tratamentos a base de injeções de medicamentos e a base de laser.
Evitar ficar parado em pé sem movimentação, usar meias elásticas, principalmente na gravidez, caminhar para favorecer a circulação, manter o peso corporal e praticar exercícios regularmente são meios de prevenir as varizes.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Saúde