Inovação tecnológica

Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Universidade Nove de Julho, 2008)
MBA em Gestão Empresarial (Universidade Nove de Julho, 2010)

O surgimento de novas tecnologias de tempos em tempos, representam grandes oportunidades para muitas empresas quando estas priorizam tornar mais consistentes seus instrumentos negociais, dos quais são dependentes para gerenciar suas operações internas e manter a competitividade, subsidiando a tomada de decisão e impulsionando a produtividade.

Por sua vez, a inovação, basicamente o processo de transformação de velhos hábitos e costumes onerosos em práticas mais enxutas e fluidas que demandem menos recursos e ofereçam maiores e melhores resultados, não ocorre exclusivamente por meio de investimentos financeiros. Para que ela se estabeleça, sobretudo, é preciso a manutenção da capacidade inovadora – geralmente resultado da experiência organizacional – permeando todas as etapas dos processos de negócio, além de um ambiente favorável e políticas de incentivos específicos que aproximem ideias promissoras de realizações concretas.

Toda empresa precisa levar em conta que a atratividade, durabilidade e utilidade de seus produtos ou serviços é naturalmente limitada. A isto se atribui o fato de que tanto o mercado quanto seus consumidores, influenciados pelo surgimento de novas tendências e tecnologias, experimentam ajustes permanentes em seus padrões de exigências, preferências e necessidades.

Neste sentido, as inovações tecnológicas representam a adoção de técnicas, modelos ou ferramentas mais eficientes que impactam o fator de desenvolvimento de produtos e serviços em geral, normalmente em nível de processos, modificando, reorientando ou refinando seus scripts de criação.

Há quem defenda que o processo de inovação em si mesmo reflete uma clara distinção entre a busca por informação e a busca por conhecimento, embora algumas definições tratem ambos os termos como sinônimos.

A ideia se baseia na constatação lógica de que quanto maior for o volume de informação adquirido, maior será a necessidade de recursos que transformem estes insumos em elementos essenciais à geração de novos produtos, serviços e até mesmo novas tecnologias, incrementando o aprendizado e fortalecendo a competência, ou seja, gerando mais conhecimento.

Aliás, o próprio processo de inovação tecnológica, em seu exercício contínuo, significa o acumulo de conhecimento ao longo do tempo, além de ocasionar vantagem estratégica, pois saber torna mais fácil efetuar.

Por outro ângulo, podemos facilmente admitir o desafiador processo de inovação como um produto direto do sistema tecnológico.

Contudo, a questão que implica este desafio é complexa, visto que o processo de inovação tecnológica acontece não só por meio de intervenções internas, mas também mediante influencias externas, requerendo que qualquer proposta inovadora deva se ajustar a estas vertentes, ao passo que todas as concepções sejam conduzidas com neutralidade. Assim, encontrar uma forma de inovar harmonizando tais aspectos pode trazer muitos benefícios.

Do ponto de vista do saber, estimular a busca sistemática da inovação tecnológica é proporcionar também um processo de geração de conhecimento e capacitação organizacional, cada vez mais valioso em termos de tecnologia.

Por fim, podemos concluir que a inovação tecnológica adquiriu uma importância crucial como perspectiva de desenvolvimento e sustentabilidade na ótica empresarial. Com efeito, a competitividade de um negócio está cada vez mais subordinada à habilidade das organizações em desenvolver estratégias que assimilem novos conhecimentos e novas tecnologias, tanto em seus produtos quanto em seus processos de produção, gestão e comercialização.

O rápido desenvolvimento tecnológico e a crescente especialização do conhecimento impedem que uma empresa detenha todo o conhecimento relevante. Dessa forma, todas as organizações são forçadas a demonstrar suas capacidades produtivamente, movimentando o mercado e estabelecendo uma relação de dependência de conhecimentos complementares, nutrindo o processo de inovação.

Em resumo, a inovação tecnológica é o resultado de um processo que demanda um esforço coletivo constante, sistêmico e cumulativo. Por isso, uma política de inovação geralmente se dá pela disseminação de diretrizes que norteiam os objetivos organizacionais.

Arquivado em: Administração