Sustentabilidade

A ideia de sustentabilidade engloba diversas responsabilidades, partindo do princípio de desenvolvimento econômico de forma sustentável, ou seja, de forma cíclica. Propiciando que o meio ambiente continue sendo explorado, sem apresentar interferência na saúde atual e futura do planeta, visando e gerando recursos naturais e científicos, sem nenhum dano.

Em 1972 o primeiro debate em escala global sobre a situação do meio ambiente foi realizado na Suécia, ficou conhecido como “A Conferência de Estocolmo”. 20 anos mais tarde aconteceu outro evento de escala global, dessa vez no Rio de Janeiro e ficou conhecido como “Eco-92”. Esses foram os dois grandes eventos mundiais que começaram a debater a importância do meio ambiente pensando na situação ambiental de passado, presente e futuro. Ambos os encontros tinham objetivo de debater como seria possível diminuir a degradação ambiental sem interferir no crescimento dos países, possibilitando que futuras gerações desfrutassem de uma boa qualidade e equilíbrio ambiental.

O último dos eventos resultou na Agenda 21, onde 179 países assinaram e se comprometeram a reverter á situação ambiental em curso do planeta. Em 2003, período de governo Lula, o Brasil começou a implantar a Agenda 21 Brasileira, uma ramificação que seguia as diretrizes da agenda 21 global. Essa nova agenda contou com a participação da população brasileira e começou a ser elaborada em 1996, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Projetos e ações que promovam a sustentabilidade são trabalhados com pensamento no médio e longo prazo. Alguns aspectos necessitam ser trabalhados juntos, como: a sociedade, a política, a economia, o espaço, os valores que serão agregados, os resultados que podem ser atingidos e a possibilidade do projeto se tornar auto-sustentável.

Estudos baseados em alguns fatores de sustentabilidade, como: recursos naturais do país, investimento em energias renováveis e qualidade de vida da população, resultaram na criação de um ranking que classifica os países mais sustentáveis do planeta. São eles:

  1. Finlândia
  2. Islândia
  3. Suécia
  4. Dinamarca
  5. Eslovênia
  6. Espanha

O ranking conta com 178 países, estando a Somália na última posição.

O Brasil desfruta de imensa riqueza natural, florestas, água doce, solo fértil, diversidade de animais, grande parte dos estados não possuem climas extremos (neve ou calor elevado o ano todo, qualidade do ar baixa, maremotos, terremotos, furacões, etc.), portanto o país tem potencial e recursos para realizar trabalhos sustentáveis. Porém aparece apenas na 46ª posição entre os países mais sustentáveis. A seguir, alguns exemplos de programas sustentáveis:

  • Programa Recon – Programa de iniciativa da empresa Pepsico, tem por finalidade levar água potável para regiões que não possuam, além de atuar preservando fontes de águas.
  • Programa Água Doce – Programa de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem por finalidade garantir e zelar pelo uso sustentável dos recursos hídricos.
  • Mobilidade e planejamento urbano – A prefeitura de Curitiba instalou em parceria com a empresa Soundpower Corporation, uma ciclovia que produz eletricidade através do som e vibração dos ciclistas, a ideia a longo prazo é que os ciclistas iluminem o seu próprio caminho e controlem a intensidade de luz das vias interligadas. As ciclovias envolvidas até o momento possuem 18,5 quilômetros e terão 7 meses para serem testadas.
  • Programa Cerrado Sustentável – Programa de iniciativa do MMA, tem por finalidade promover a conservação, a restauração, a recuperação e o manejo sustentável da região de Cerrado. Ressaltando que apenas 8,2% de seu território legal é protegido por unidades de conservação, o que diminui a probabilidade do sucesso evolutivo de alguns animais da Fauna presente, entre eles os Lobo-Guarás e as Onças-Pintadas.

Referências bibliográficas:

http://www.pepsico.com.br/sustentabilidade-ambiental

http://www.mma.gov.br/agua/agua-doce/sustentabilidade-ambiental

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira

http://thecityfixbrasil.com/2016/07/21/curitiba-incentiva-uso-da-bicicleta-com-ciclovia-que-gera-energia-e-investimento-em-iluminacao/

http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado/programa-cerrado-sustentavel

http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado

Equilíbrio Ambiental, 3º edição, Anna Maria Brasil; Fátima Santos.

http://thecityfixbrasil.com/2016/01/28/os-10-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/