Talvegue

Talvegue é um termo bastante utilizado na área da hidrologia e entre outras do conhecimento humano, sendo uma palavra originária da expressão em alemão "thal weg" significando "caminho do vale".

Mais precisamente, é denominado talvegue certa linha de relativa sinuosidade localizada no fundo de um vale, originária a partir da junção de duas superfícies, formando um ângulo. O talvegue representa ainda uma determinada configuração que consiste na parte mais funda de um vale, sendo que passam por este as águas de chuva, rios e riachos. É por isso mesmo, que, quando coberto por um curso de água permanente, consiste também no canal mais profundo do leito do curso de água. Além desta característica, o talvegue irá delinear a direção natural deste curso, sendo a sua linha a parte mais rápida da correnteza do mesmo.

Aplica-se o termo ainda aos cursos subterrâneos de água que em certos pontos afloram à superfície, seguindo-se a linha da corrente mais rápida e forte para delimitar seu traçado nas partes em que o leito aquoso se encontra encoberto.

O conhecimento de tal conceito revela-se útil no combate à erosão de leitos de rio e também no estabelecimento de fontes estáveis de água corrente. Geralmente, ao ser traçada a linha mais profunda do curso, e utilizando-se de material para preencher a junção que constitui o talvegue, consegue-se frear a violência com que a corrente flui, impedindo que esta cause estragos especialmente em períodos de chuva intensa.

Analisando todos os talvegues de uma determinada área temos a formação de uma figura conhecida como "rede de drenagem" (formato ou aspecto que apresenta o traçado de um conjunto de talvegues de uma bacia hidrográfica). Tal configuração revela-se importante em várias áreas, como geologia, tectônica, hidrogeologia sendo também utilíssima quando o assunto é a delimitação de determinado terreno ou mesmo os limites de terras entre dois ou mais países. Assim ocorreu com o Brasil em várias ocasiões, em que o conceito do talvegue foi utilizado para que se dividisse um rio entre o território brasileiro e o de seu vizinho, ficando assim, o talvegue como linha demarcatória. Outros casos em que o conceito de talvegue foi utilizado para delimitar fronteiras entre nações são o do rio Shatt al-Arab (ou Arvand Rud no Irã), delimitando partes da fronteira entre Irã e Iraque; outro caso foi o do rio Danúbio, que delimitou várias áreas na Europa central, ou ainda o rio Corentyne, que foi dividido em seu talvegue, ficando uma metade para a Guiana e outro para o Suriname.

Bibliografia :
Talvegue . Disponível em: http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Talvegue Acesso em: 25  jun. 2011.

Talvegue . Disponível em: http://www.netdicionario.com.br/talvegue/ Acesso em: 25  jun. 2011.

Página Wikipedia em língua inglesa . Thalweg (em inglês) . Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Thalweg Acesso em: 25  jun. 2011.

Arquivado em: Água