Caso acusativo (Akkusativ)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O caso acusativo (Akkusativ) dentro da língua alemã normalmente refere-se ao objeto direto dentro de uma oração.

Objeto direto é sempre aquele que recebe ação diretamente do sujeito.  Quando falamos a sentença: “O mecânico consertou o carro”, temos sujeito, verbo e objeto.  Mecânico trata-se do sujeito da frase, uma vez que o mesmo exerce a ação de consertar. O carro caracteriza-se como objeto uma vez que recebeu a ação, ou seja, foi consertado.

Existem também preposições específicas que requerem o caso acusativo, porém na maioria das vezes trata-se de um objeto direto.

A maioria dos verbos em língua alemã e portuguesa possuem esta estrutura de sujeito verbo objeto e são chamados portanto de verbos transitivos diretos.

Em língua alemã faz-se necessário a correta marcação do sujeito e também do objeto.  Ao escrever uma oração deve-se marcar o sujeito e objeto com o uso correto dos artigos definidos ou indefinidos por exemplo.

A tabela abaixo apresenta a correta declinação para artigos no caso acusativo:

Nominativo Acusativo
Artigos definidos Artigos indefinidos Artigos definidos Artigos indefinidos
der ein den einen
die eine die eine
das ein das ein
die (plurar) - die (plural) -

Vale lembrar que do nominativo para o acusativo há apenas uma mudança no masculino, onde “der” passa a ser “den” e “ein” passa a ser “einen”.  O restante dos gêneros permanece idêntico ao nominativo. Exemplos:

Muitas situações do dia-a-dia contêm a estrutura. É preciso portanto dominar bem o tema acusativo desde o início do aprendizado do idioma.

Pronomes demonstrativos e pronomes pessoais também devem sofrer essa declinação, porém a terminação sempre seguirá a terminação do artigo definido ou indefinido. Exemplos:

A língua portuguesa possui algo parecido no caso dos pronomes pessoais, os quais devem ser corretamente marcados no caso reto e oblíquo.  A língua alemã possui essa característica também, porém além dos pronomes pessoais, também declinam-se artigos definidos e indefinidos.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!