Pronomes relativos em alemão (Relativpronomen)

Por Joel Altenhofen

Graduação em Abi - Letras Alemão (UFSC, 2014)

Categorias: Alemão
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os pronomes relativos (Relativpronomen) possuem a função dentro de uma língua de substituir o sujeito ou objeto da oração anterior, para não ser necessário escrevê-lo novamente. Como o próprio nome sugere, os pronomes relativos são encarregados de fazer uma relação de uma oração com a outra.  O pronome relativo normalmente está contido na segunda parte.

Exemplo:

No exemplo acima foi possível perceber que não foi preciso utilizar a palavra “restaurante” novamente, pois o pronome relativo executou sua função de relacionar a ideia da primeira oração com a segunda.
O pronome relativo “que” é o mais comum da língua portuguesa. No caso da língua alemã, os próprios artigos são geralmente usados como pronomes relativos. Os mesmos sempre concordaram com o gênero do substantivo anterior.

Pronomes relativos podem portanto aparecer nos casos nominativo, acusativo, dativo e genitivo.  A tabela abaixo mostra os pronomes para cada caso:

NOMINATIVO ACUSATIVO DATIVO GENITIVO
Masculino der den dem dessen
Feminino die die der deren
Neutro das das dem dessen
plural die die denen deren

É de fundamental importância dominar o uso dos casos corretos em língua alemã antes de aprender os pronomes relativos. A maioria das situações de uso dos pronomes relativos são encontrados no nominativo. Exemplos:

NOMINATIVO

Entretanto, é possível também que eles apareçam nos outros casos já acima citados:

ACUSATIVO

DATIVO

GENITIVO

Nas orações com pronomes relativos, os verbos devem vir no final e conjugados.  Além disso, as orações com estes pronomes são separadas com vírgula.  Recomenda-se iniciar o estudo deste tema pelo caso nominativo e em seguida partir para os demais casos.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!