Carne de Porco

Por Gabriella Porto
Categorias: Alimentos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A carne de porco obtida do porco doméstico (Sus domesticus) é uma das carnes mais consumidas do mundo, com evidências históricas que comprovam o consumo da mesma desde 5000 a.C.

Apesar de ser consumida desde tempos muito remotos pelos humanos, a carne suína ainda é cercada de tabus religiosos ao redor do mundo, sendo proibido seu consumo no judaísmo, islamismo e adventismo.

O consumo da carne suína ou porcina se dá de várias formas, podendo ser cozida, salgada, defumada e até combinações destes métodos. O ramo da culinária que trata de carnes, principalmente a suína, é chamado charcuteria.

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores da carne suína, sendo a produção de cerca de 1,6 mi por ano, com foco na exportação. O país ainda produz derivados da carne de porco, incluindo a produção artesanal, e o foco da produção brasileira está nas regiões Sul e Sudeste.

Além dos tabus religiosos, a carne suína é cercada de mitos nutricionais. Dizer, por exemplo, que a carne suína é prejudicial à saúde humana é um equívoco. A carne de porco é muito nutritiva e saborosa, e possui abundância em vitaminas e minerais, é rica em ácido linoléico, que neutraliza efeitos da gordura saturada. Além disso, nos últimos 30 anos a carne porcina perdeu 31% do seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol, por conta de cruzamentos entre espécies e seleção de animais. Hoje em dia, a porcentagem de carne magra no porco chega a 62%.

A carne de porco é tão nutritiva quanto as outras carnes, e deve ser inserida no cardápio das pessoas. Como toda carne, seu consumo deve ser moderado e equilibrado como todos os tipos de alimentos. O valor nutricional da carne suína é bastante relevante, sendo um bom complementar em dietas para todas as idades.

Fontes:
http://comida.ig.com.br/mitos+e+verdades+carne+de+porco/n1237535050032.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carne_de_porco

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!