Vegetais Crus

Pertencentes ao grupo das crucíferas, os vegetais são denominados alimentos com elevado teor de vitaminas, minerais e fontes com alto teor de fibras. Recentemente tem sido descoberta a grande importância desses alimentos na prevenção de diversas doenças.

Existem estudos que demonstram a menor incidência de câncer em pessoas que possuem um consumo freqüente e variado de vegetais. Vale lembrar que dependendo da forma como esses alimentos são preparados suas vitaminas e minerais podem ser melhor preservados.

A maneira mais adequada de se preparar vegetais para manter o teor de vitaminas e minerais é na forma crua. Desta maneira os benefícios gerados por esses alimentos manten-se mais presentes, não sendo perdidos como no processo de cozimento em água ou de fritura. Quando não for possível deixá-los na sua forma crua, deve-se optar pelo cozimento apenas no vapor, e assim conservar seus nutrientes.

Quanto maior for o período de permanência desses alimentos no calor maior será a perda de suas vitaminas e minerais, além da diminuição das substâncias anticancerígenas.

Não se sabe ao certo qual a quantidade de vegetais necessária que se deve consumir para adquirir os benefícios tão almejados à saúde. Aconselha-se que os vegetais crus sejam incluídos no cardápio diário de nossas refeições, pois, são considerados alimentos nutritivos e de baixo valor calórico, podendo ser utilizados para qualquer tipo de dieta.

Os vegetais possuem alto poder nutritivo, trazem benefícios a nosso organismo e são uma opção barata para ser incluída em nosso cardápio. Por isso não descuide, dê preferência aos vegetais crús ou preparados no vapor.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Alimentos, Nutrição