Pericárdio

O pericárdio consiste em um saco fibro-seroso que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos.

É composto por duas membranas, sendo uma de constituição fibrosa, conhecido como pericárido fibroso, responsável por enredar a região mais externa do coração e grandes vasos, intimamente relacionado com as estruturas mediastinais. A segunda membrana é de constituição serosa, denominado pericárdio seroso, formado por duas lâminas, chamadas de parietal e visceral.

O pericárdio fibroso é composto por feixes colagenosos densamente entrelaçados, apresentando um arcabouço mais profundo composto por fibras elásticas. Este pericárdio apresenta-se semelhante a uma bolsa de formato cônico, que possui ápice no local onde o pericárdio apresenta continuação com a túnica externa dos grandes vasos. Sua base encontra-se ligada ao centro tendíneo do diafragma, por meio de um ligamento denominado freno-pericárdico, um dos culpados pela manutenção do coração posicionado na cavidade torácica. Outra função do pericárdio é proteger a ocorrência de lesões nos pulmões durante os batimentos cardíacos normais.

Como já foi citado anteriormente, o pericárdio seroso é formado por duas lâminas, chamadas de lâmina parietal e lâmina visceral. A primeira, localizada mais externamente, responsável por cobrir a superfície interna deste pericárdio, originando com o último um diminuto espaço virtual, enquanto que a segunda lâmina, também chamada de epicárdio, alberga veias, nervos e gânglios nervosos. Entre as camadas parietal e visceral existe uma quantidade pequena de fluído que tem por objetivo facilitar os movimentos cardíacos.

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pericárdio
Histologia Básica – Luiz C. Junqueira e José Carneiro. Editora Guanabara Koogan S.A. (10° Ed), 2004.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Anatomia, Cardiologia