Gato Abssínio

Abissínio é uma raça de gato, de origem incerta. É considerado o Puma miniatura do reino dos gatos domesticados.

Estes animais pertencem a uma das mais antigas raças felinas. Existe uma hipótese de que seja originário da Etiópia, antiga Abissínia, razão de seu nome. Todavia, devido a sua semelhança com o gato Sagrado do Antigo Egito, perdura a lenda de que esse animal teria nascido nas margens do rio Nilo.

O primeiro gato abissínio, de pelagem idêntica a uma lebre, foi provavelmente levado da Etiópica para a Grã-Bretanha por Sir Robert Napier, no ano de 1868. A raça foi reconhecida na Inglaterra no ano de 1882.

Gato Abssínio. Foto: TatyanaPanova / Shutterstock.com

Padrão Racial

  • Pelagem: fina, densa e macia. O pêlo é curto ou de comprimento médio geralmente na região da coluna dorsal. Caracteriza pela presença do “ticking” (duas ou três faixas de cor, alternando o claro e o escuro em cada pêlo e com a extremidade escura) lembrando a pelagem de uma lebre. O “ticking” não está presente nas zonas de declive (garganta, abdômen e face interna das patas). Existem diversos cores diferentes.
  • Cabeça: formato cuneiforme, com contornos levemente arredondados, não apresenta faces planas; a fronte é abaulada. Quando vista de perfil, a cabeça apresenta uma suave curvatura; o queixo é firme e bem desenvolvido e arredondado. O focinho é mediano, nunca reto.
  • Orelhas: são grandes, largas na base, apresentando extremidades levemente arredondadas, relativamente pontiagudas, bem espaçadas e posicionadas em estado de alerta.
  • Olhos: grandes, amendoados, brilhantes, expressivos, bem espaçados, de cor amarelo ouro, verde ou âmbar.
  • Corpo: de comprimento médio, flexível, firme e musculoso. A caixa torácica é arredondada e o dorso é levemente arqueado.
  • Membros: são compridos, retos, finos e bem fortes. As patas são ovais e compactas.
  • Cauda: comprida, larga na sabe, afilando progressivamente.

Temperamento

São animais muito inteligentes, aprendendo com muita facilidade. São independentes, embora seja sociáveis, carinhosos e sensíveis, necessitando de muita atenção. São brincalhões, extrovertidos, ativos e curiosos. São muito comunicativos, embora seu miado seja muito discreto. Por serem caçadores natos, necessitam de exercícios e, portanto, de espaço.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_abiss%C3%ADnio
http://www.petbrazil.com.br/bicho/gatos/020.htm
http://www.muitosgatos.com/r-abissinio.html
http://www.saudeanimal.com.br/gato_abissinio.htm
http://www.mundodosanimais.com/portal/gatos/racas/61-abissinio.html
http://animal-world.com/Cats/Natural-Breeds/AbyssinianCat.php

Arquivado em: Gatos