Guepardo

Graduado em Ciências Biológicas (UNIOESTE, 2017)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O guepardo, também conhecido em diversos países como cheetah, é um animal mamífero da família Felidae, pertencente ao gênero Acinonyx, a qual a única espécie viva é o Acinonyx jubatus.

Assim, temos a seguinte classificação científica:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Família: Felidae
  • Subfamília: Acinonychinae
  • Gênero: Acinonyx
  • Espécie: Acinonyx jubatus

Os guepardos possuem maior dispersão na região sul do continente africano, mas também é possível encontra-lo no Irã.

Guepardo (Cheetah). Foto: Pixabay

Caracterização Geral

O guepardo é um membro atípico dentro da família Felidae, isso pois, possui uma capacidade de aceleração e de velocidade que é única da espécie, junto a isto, esses animais apresentam uma considerável dificuldade em escalada, algo dominado pela maioria dos outros organismos dessa família.

Um guepardo adulto pesa de 36 a 65kg, tendo um comprimento total de 115 a 135cm e uma cauda que atinge até 84cm de comprimento.

A distinção entre machos e fêmeas é difícil de ser feita usando apenas aparência, pois a diferença de tamanho entre esses dois sexos é bem pequena, sendo os machos ligeiramente maiores que a fêmeas tanto em altura quanto no tamanho da cabeça.

O corpo do guepardo é caracterizado por apresentar um peito profundo e uma cintura fina. Seus pelos são curtos e grossos com uma coloração em tons de pastel com manchas redondas e escuras que medem de 2 a 3cm, proporcionando assim, camuflagem ao animal.

Alguns guepardos apresentam uma rara mutação, dando a eles manchas maiores e mescladas, que são interpretadas pelos indivíduos do grupo como algo de poder, com isso, esse animal se torna o guepardo-rei.

O guepardo é considerado o animal terrestre mais rápido, podendo atingir uma velocidade que varia de 112 a 120 km/h em uma distância de apenas 460m, além disto, sua capacidade de aceleração é de 0 a 103km/h em apenas 3 segundos.

Para atingir altas velocidades, os guepardos contam garras semi-retráteis que garantem uma maior aderência contra o solo, além disto, o animal usa da cauda para se direcionar e conseguir fazer curvas fechadas. Por fim, o sistema respiratório desses animais é totalmente adaptado, durante uma perseguição, o número de respirações por minuto sai de 60 para 150.

Dieta e Caça

O guepardo é carnívoro, sua dieta é totalmente dependente do local onde ele se encontra. Normalmente predam outros mamíferos com peso menor que 40kg, por isso, entra na dieta gazelas, impalas, lebre e outros. Quando resolvem caçar em grupo, normalmente as zebras são as vítimas.

Os guepardos apresentam um hábito diurno de caça, sendo que os principais horários de ataque são no começo da manhã e no fim de tarde, quando as temperaturas são mais amenas.

A temperatura é determinante na perseguição da presa. Por conta da alta velocidade alcançada pelos guepardos, ao iniciarem uma perseguição, rapidamente sua temperatura corporal se eleva, podendo ser fatal se o animal continuar a corrida por mais de 30m, por isso, um guepardo só consegue perseguir uma presa por 20-30m.

Segundo especialistas, a eficácia de predação dos guepardos é de 50% de aproveitamento, ou seja, metade dos ataques realizados são bem sucedidos.

Atual Situação de Conservação

Os guepardos são animais que caminham para uma extinção, isso se deve não apenas pela caça, mas também por sua biologia, pois apresentam uma variabilidade genética baixa e um número de espermatozoides abaixo do padrão; assim, esses animais possuem uma maior dificuldade de adaptabilidade e reprodução.

A perda de diversidade dos guepardos vem acontecendo há milhares de anos e só no último século que houve um declínio drástico na variabilidade genética. Este último fato indica que a perda de diversidade é algo que vai além dos fatores genéticos.

Outro ponto a se destacar é em relação a alta taxa de mortalidade da prole, que chega a 90%, isso normalmente acontece em decorrência de ataques de leões e hienas que matam os filhotes.

Atualmente, estima-se que o número de guepardos vivos na natureza seja por volta de 12400, espalhados em 25 países da África, sendo a Namíbia o principal ponto de concentração desses animais.

Todos esses fatores contribuem para espécie estar na lista de animais vulneráveis, por isso, devem ser observadas de perto para evitar uma futura extinção.

Referências:

HAYWARD, M. W. et al. Prey preferences of the cheetah (Acinonyx jubatus)(Felidae: Carnivora): morphological limitations or the need to capture rapidly consumable prey before kleptoparasites arrive?. Journal of Zoology, v. 270, n. 4, p. 615-627, 2006.

Kruszelnicki, Karl S. (1999). "Fake Flies and Cheating Cheetahs". Australian Broadcasting Corporation. Disponível em: http://www.abc.net.au/science/k2/moments/gmis9911.htm

O'BRIEN, Stephen J.; WILDT, David E.; BUSH, Mitchell. The cheetah in genetic peril. Scientific american, v. 254, n. 5, p. 84-95, 1986.

SHARP, N. C. C. Timed running speed of a cheetah (Acinonyx jubatus). Journal of Zoology, v. 241, n. 3, p. 493-494, 1997.

VENATICA SMITH, Felis; VENATOR BROOKS, Acinonyx. Acinonyx jubatus.

WOZENCRAFT, W. Christopher. Order carnivora. Mammal species of the world: a taxonomic and geographic reference, v. 1, p. 532-628, 2005.

Arquivado em: Animais, Mamíferos
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: