Namíbia

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

A Namíbia está localizada no continente africano, mais precisamente na região da África Meridional, ao sudoeste do continente, possui uma extensão territorial de aproximadamente 824.292 Km2, faz fronteira com 5 países sendo eles a África do Sul, Angola, Botsuana, Zâmbia e Zimbábue (esse apenas no final de sua fronteira) .

Sua Capital é Windhoek , possui como idioma oficial o Inglês e tem como moeda oficial o Dólar da Namíbia que apresenta baixo valor de mercado internacional em relação ao Dólar americano.

Bandeira da Namíbia.

Segundo o World Population Prospects (WPP) no ano de 2019 sua população era estimada em 2.494.524 habitantes, possuindo neste mesmo ano uma densidade demográfica aferida de 3,03 habitantes por km², relativamente baixa comparada a demais países, porém o país possui algumas áreas inabitáveis.

Observe alguns dados e índices demográficos referente ao país nos anos de 2018 e 2019:

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,645
PIB per capita 5.930 U$
Esperança de Vida ao Nascer 63,4 anos
Acesso à água potável 82,54% da população
População que vive na área rural 49% dos habitantes
População que vive na área urbana 51% dos habitantes
Indivíduos com acesso a internet 51% da população
Taxa de Mortalidade 8,23 ‰ dos habitantes
Taxa de Natalidade 29,10 ‰ dos habitantes
Crescimento Populacional 2,11% da população

Características Naturais

A Namíbia possui uma paisagem bem diversa, em seu território é possível encontrar dois desertos quentes, sendo ao oeste do país próximo ao seu litoral está o Deserto Namibe (também chamado de Deserto da Namíbia) e ao leste se encontra o Deserto do Kalahari.

Mapa da Namíbia. Fonte: CIA

Entre os desertos existe a área central que é coberta por um relevo de planalto, também há formação de cânions em seu território.

O país possui um vasto litoral voltado ao oceano atlântico e sua hidrografia é baixa, a maior parte dos seus rios são intermitentes, isto é, seus fluxos de água são temporários, mantendo-se uma parte do ano seco.

Seu clima é em grande parte desértico e semiárido, com isso tem temperaturas elevadas e baixa frequência de chuvas por todo o ano, devido esse fator sua vegetação é constituída em maior parte de espécies gramíneas e pequenos arbustos, além de formações de savanas próximas aos desertos.

Formação Histórica

O território da Namíbia teve uma breve ocupação portuguesa durante o período das Grandes Navegações do século XV, posteriormente a Holanda e a Inglaterra também ocuparam essas terras devido seu vasto litoral atlântico.

Com o processo chamado de neocolonialismo que ocorre no século XIX, onde as grandes potências europeias partilham o continente africano entre si na Conferência de Berlim, a partir de 1880 a Alemanha fica com a região do Sudoeste Africano, na qual estava o território da Namíbia.

Em 1915 a África do Sul passou a ter domínio sobre o Sudoeste Africano, e os líderes brancos que comandavam o país impuseram a política de apartheid, um sistema que separava obrigatoriamente os brancos e os negros, subjugando os negros como inferiores e com menos direitos.

Os países da ONU se reuniram em 1966 e decidiram que a África do Sul deveria perder seu controle sobre a região, porém ela manteve seu domínio sobre o território.

O Sudoeste Africano passou a ser conhecida como Namíbia, porém ainda sob domínio sul africano, com isso grupos rebeldes se mobilizaram para libertar o país. O de maior importância foi a Organização dos Povos do Sudoeste Africano (SWAPO), que conseguiu a libertação da Namíbia em 1990, trazendo a sua independência política. O líder desse movimento, Sam Nujoma, tornou-se o primeiro presidente do país, que mantém um sistema voltado às políticas democráticas.

Bibliografia:

https://paises.ibge.gov.br/#/dados/namibia

https://escola.britannica.com.br/artigo/Namíbia/482001

Arquivado em: África