Mastiff Inglês

O Mastiff Inglês, ou apenas Mastiff, é uma raça canina de origem inglesa.

Na antiga Inglaterra, esses cães eram usados em combates (cão gladiador) com leões, ursos e humanos. Foi apenas na segunda metade do século XIX que esses cães passaram a ser criados como cães com pedigree, sendo introduzidos em exposições caninas.

No ano de 1873 foi fundado o Kennel Club e, a partir daí, as exposições ficaram mais uniformes e organizadas. O Old English Mastiff Club foi criado em 1883, e no ano de 1890 promoveu sua primeira exibição.

A primeira exportação de um exemplar dessa raça para a América foi feita no ano de 1952. Atualmente, esses animais são muito valorizados como cão de companhia, além de serem ótimos cães de guarda.

Mastiff Inglês. Foto: Ricantimages / Shutterstock.com

Padrão Racial

Os animais dessa raça são muito grandes, volumosos, sendo que aos 2 anos de idade os machos pesando cerca de 90 kg e as fêmeas 80 kg. Após os 3 anos de idade, um exemplar dessa raça pode ultrapassar os 100 kg.

Sua pelagem é curta e assente, ligeiramente maior sobre o pescoço e as cores podem ser: fulvo prateada (bege claro), fulvo abricot (laranja escuro) e fulvo tigrado escuro. Todos eles devem ter máscaras e orelhas pretas.

Mastiff Inglês (tigrado). Foto: Ricantimages / Shutterstock.com

Possui cabeça de proporções isométricas; o crânio é largo entre as orelhas; a testa é lisa, formando rugas quando o cão está em atenção; os músculos da face são bem desenvolvidos e proeminentes. O focinho é curto e largo entre os olhos, é truncado, ou seja, abrupto e talhado em esquadro; suas narinas são bem abertas e afastadas uma da outra; o comprimento do focinho é igual 1/3 do comprimento total da cabeça. Os olhos são pequenos, bem separados um do outro, de cor marrom avelã, sendo melhor os mais escuros. As orelhas são pequenas, finas, inseridas no ápice das faces laterais, bem afastadas uma da outra. A boca apresenta dentes saudáveis, caninos poderosos, bem afastados e possui ligeiro prognatismo.

O pescoço é de comprimento médio, levemente arqueado e musculoso. Seu peito é largo e profundo entre os membros anteriores, as costelas são bem arqueadas; o dorso e o lombo são fortes e amplos, sendo nas fêmeas achatados e mais largos; os flancos são profundos. A cauda é de inserção alta e o comprimento se estende abaixo do jarrete, sendo larga na raiz e mais fina na ponta.

Os membros anteriores possuem ombros e braços levemente inclinados, pesados e musculosos; são retos e bem musculosos, de ossatura robusta. Os membros posteriores são largos e musculosos, com pernas bem desenvolvidas e jarretes bem angulados. As patas são grandes e arredondadas, possuindo dedos bem arqueados e unhas escuras.

Temperamento

O Mastiff é um cão calmo, carinhoso com os donos, mas desconfiados quando se trata de estranhos, sendo por isso considerado um excelente cão de guarda.

São animais pacientes, latem pouco, não sendo bons animais de alerta. No entanto, seu porte físico afasta os indesejáveis. São animais muito inteligentes, mas teimosos.

Embora sejam animais de grande porte, podem viver tranquilamente dentro de um apartamento, desde que exercitados o suficiente.

Saúde e Higiene

A expectativa de vida dessa raça é relativamente baixa. São propensos a alguns problemas de saúde, como a displasia coxo-femural. Também é comum a ocorrência de torções do estômago e, por esse motivo, esses animais devem ser alimentados de duas a três vezes por dia, não sobrecarregando a alimentação apenas uma vez ao dia.

Possuem tendência a engordar, sendo assim, o dono deve vigiar o peso do animal, para que este não se torne obeso. Estes animais não se dão muito bem com o calor excessivo, precisando ser mantidos em locais frescos e sombreados durante esses dias.

Fontes:
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/mastim_ingles/366
http://www.caniloldmastiffs.com.br/home.htm
http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/355.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mastiff

Arquivado em: Cães