Shih Tzu

Shih Tzu é uma raça canina de pequeno porte, originária da China. Seu nome nesse país significa “cão leão”. Na região budista o leão é tido como um animal-atributo da divindade.

Acredita-se que esta raça resultou do cruzamento entre um Pequinês e um Lhasa Apso, sendo que antes pode haver também outras raças na sua criação, como o Pug.

Existe uma lenda que diz que o Shih Tzu é o símbolo do amor impossível entre um mongol e uma princesa chinesa. Todavia, como o casamento lhes foi negado, resolveram cruzar o cão símbolo da China, o Pequinês, com um tibetano, o Lhasa Apso, e o fruto da união das duas foi o Shih Tzu.

Padrão Racial

Estes animais são robustos, possuem uma pelagem abundante, dupla, comprida e sedosa; são permitidas todas as cores, uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda é muito desejada nos animais particolores.

Devido ao aspecto da sua cara recebem o nome de cão Crisântemo. Possuem uma cabeça larga e arredondada, muito peluda, com pêlos caindo sobre os olhos. O stop é reto, de nível ou ligeiramente arrebitado, quadrado e peludo, sem rugas. O focinho é amplo, curto, com aproximadamente 2,5 cm da ponta ao stop. Os olhos são grandes, arredondados, de cor escura e transmitem uma expressão calorosa; nos animais de cor fígado, ou que possuem marcações dessa cor, são permitidos olhos mais claros. As orelhas são grandes, bem cobertas de pêlo, com lóbulos longos, direcionando-se para baixo, inseridas logo abaixo da abóbada cranial.

O pescoço é bem proporcionado; o tronco é bem compacto e forte, apresentando um dorso reto e um peito largo e profundo. Os membros anteriores são curtos, com boa musculatura e ossatura; os posteriores também possuem boa ossatura, são curtos e musculosos; as patas são arredondadas, firmes e com bons coxins plantares, parecendo maiores do que são na realidade, devido ao pêlo abundante. A cauda apresenta muito pêlo, de inserção alta.

Temperamento

São animais muito dóceis e adoram um carinho. É uma excelente raça para habitar apartamento, sendo, na maioria das vezes, muito educados quando se trata das necessidades fisiológicas deles, ma deve ser treinado quanto ao local adequado para isso. Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades fisiológicas, adora ficar próximos ao dono, são animais que ficam sozinhos sem problemas, são muito independentes e não são de latir muito. Esses animais são muito espertos costumam prestar atenção em tudo o que acontece ao seu redor.

Fontes:
http://www.saudeanimal.com.br/tipos17.htm
http://www.petbrazil.com.br/bicho/caes/560.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Shih-Tzu

Arquivado em: Cães