Cinema Noir

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

O Cinema Noir ou Film Noir é um estilo de filme que está associado a questões policiais. É o resultado da combinação de estilos e gêneros, que recebe grande influência do expressionismo alemão, do realismo poético francês e do neo-realismo italiano. Nos Estados Unidos, o Cinema Noir foi influenciado pela literatura de ficção policial.

A fase clássica do Cinema Noir está compreendida entre as décadas de 1940 e 1950, sendo que Stranger in the Third Floor, de 1940, é considerado o primeiro film noir genuíno. Esse período da produção cinematográfica de films noirs é motivo de discórdia entre os especialistas em cinema. Alguns defendem que só nesse momento houve film noir e outros acreditam que nunca deixou de existe, apenas assumiram novas roupagens. Para aqueles que defendem que o período é o único genuíno do gênero, o filme Touch of Evil, de 1958, é considerado o último film noir clássico.

O Cinema Noir caracterizou-se também por apresentar produções de baixo orçamento com a participação de atores que não eram consagrados. Os filmes produzidos por grandes estúdios requeriam uma mensagem positiva e faziam uso de iluminação sofisticada, muito luxo e ricas elaborações nos sets de filmagem, enquanto o Cinema Noir apresentava personagens moralmente ambíguos, com dramas permeados por niilismo, desconfiança e paranoia e eram rodados em ambientes urbanos realistas.

Este estilo ficou conhecido pelo uso de ângulos de câmera não-convencionais e pelo grande peso do escuro na proporção entre escuro e claro. Normalmente possui personagens desesperados que convivem com situações criminosas que são frutos de fraquezas humanas. Além de elementos que se tornaram clichês como: femme fatale, corruptos, ambiente urbano, casas noturnas, cenários noturnos, uso de narração, niilismo, assassinato ou roubo e roteiro intrincado. Tudo isso resulta em morais ambíguas e relativas. Mas o mais interessante é que os diretores da fase clássica não estavam cientes do estilo que desenvolviam, o que é uma definição posterior. Alguns especialistas negam o Cinema Noir fora do período clássico porque os diretores tinham em mente as características do estilo. Alguns dos mais famosos diretores da fase clássica são: Jules Dassin, Samuel Fuller, Alfred Hitchcock, Fritz Lang, Robert Wise e Nicholas Ray.

Os filmes Neo-Noir, por sua vez, foram influenciados pela fase clássica. Mas o Cinema Noir também influenciou o gênero chamado cyberpunk, calcado na ficção científica. A mistura do Film Noir com o gênero cyberpunk resulta no que é chamado de tech-noir. E o mais novo fruto do Cinema Noir é o gênero teen-noir que é considerado pelos críticos um símbolo da expressão das angústias do universo adolescente.

Fonte:

http://www.ufscar.br/rua/site/?p=3358

Arquivado em: Cinema