Cores primárias

Graduada em Artes-Dança (Unicamp, 2018)

Publicado em 13/05/2022
Ouça este artigo:

As cores primárias são definidas como aquelas que não podem ser criadas a partir da mistura de outras cores. Dessa forma, são consideradas, teoricamente, como as raízes de qualquer outra cor.

A cor pode ser definida a partir de dois pontos de vista. São eles, a cor como resultado da luz, isto é, o que é visto, e a cor como algo físico, material, que são os pigmentos utilizados nas artes visuais. Assim, dependendo da perspectiva escolhida, utiliza-se um sistema de cores diferentes para definir quais são as cores primárias.

Tradicionalmente, à título educacional, são compreendidas como cores primárias o Vermelho, o Azul e o Amarelo. Logo, no círculo cromático o posicionamento dessas três cores forma um triângulo equilátero, ou seja, estão localizadas a uma mesma distância.

Devido às variadas tonalidades que uma mesma cor possui, ou seja, diferentes pigmentações, na prática, nem sempre a mistura do vermelho com o azul vai gerar roxo, por exemplo, muito provavelmente será um tom amarronzado ou acinzentado. Isso comprova que, quanto mais puro o pigmento, maior a chance de a mistura ser exata.

Conteúdo deste artigo

Vermelho

O vermelho é a cor da paixão, do amor, da energia e da excitação. Também chamado de cor dos extremos, o vermelho é capaz de estimular o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dar energia ao corpo e elevar a autoestima.

A cor vermelha é aquela que melhor representa os conceitos de poder, liberdade, dinamismo e revolução. Isso é comprovado pelo fato de que muitas bandeiras nacionais e partidos políticos possuem essa cor como predominante.

Fisicamente falando, o vermelho é a cor mais forte e visível aos olhos humanos. Isso se dá porque o comprimento de onda dessa cor é o maior dentro do espectro visível.

A sensação de urgência que a cor vermelha traz a torna a mais utilizada no campo da publicidade, principalmente para divulgar promoções. Ela é uma cor que, além de se destacar facilmente, também estimula uma ação rápida. Por isso, é também amplamente utilizada em placas de sinalização.

Atualmente, existem mais de 105 tons de vermelhos catalogados: vermelho puro ou escarlate, coral, rubi, marsala, magenta, cereja e bordô são alguns exemplos.

Azul

O azul é capaz de refletir sensações como calma, harmonia, paz, serenidade e tranquilidade. Ao mesmo tempo ele representa simpatia, fidelidade, integridade e confiança. Além disso, ele é uma cor das virtudes intelectuais como sabedoria, inteligência, concentração, independência, entre outras.

A cor estimula fortemente a criatividade, além de ampliar o senso de tempo e aumentar a produtividade. Dessa maneira, ele é uma cor muito recorrente em ambientes de trabalho ou até mesmo escolas.

Ao falar de tecnologia, a cor azul se torna um símbolo. É muito comum vermos essa cor nos logotipos das redes sociais ou até mesmo na interface dos navegadores.

A simbologia do azul não reflete apenas positividade. Ela também traz uma conotação de frieza e tristeza. Em inglês, a expressão “feeling blue” que significa “sentindo-se azul”, refere-se a uma sensação de depressão. Além disso, o estilo musical blues também traz, em sua maioria, músicas que falam sobre uma angústia interior e uma necessidade de conforto.

Há 111 diferentes tons de azul, entre eles destaca-se: azul marinho, azul turquesa, azul Tiffany, azul royal, azul pastel, azul bebê, azul celeste e etc.

Amarelo

O amarelo é a cor da riqueza, da abundância e da prosperidade. Além de estar diretamente relacionado com o progresso, a evolução e a felicidade. A simbologia da cor também está ligada com a sensação de aconchego, conforto e acolhimento.

A cor é capaz de estimular o sistema nervoso, aumentando a concentração e ampliando a criatividade e espontaneidade. Ademais, ela possui efeitos benéficos sobre a memória, sendo, portanto, uma cor muito indicada para ambientes escolares e de trabalho.

Os efeitos da cor amarela não são somente positivos. Por ser uma cor muito clara e altamente refletiva, em excesso pode gerar distrações e ansiedades. Além disso, expressões como “sorriso amarelo”, “amarelar” ou “amarelo de medo” trazem significações como cinismo e covardia para a cor.

Existem cerca de 115 tons de amarelo: açafrão, mostarda, abóbora, mel, baunilha, amarelo ouro e âmbar são exemplos.

Referência Bibliográfica:

COLOR WHEEL ARTIST. Primary Colors, Secondary and Tertiary Explained. Disponível em: <https://www.color-wheel-artist.com/primary-colors/> Acesso em: 15 fev. 2022

DECOR FÁCIL. Amarelo. Disponível em: < https://www.decorfacil.com/amarelo/ > Acesso em: 15 fev. 2022

DECOR FÁCIL. Tons de Vermelho. Disponível em: < https://www.decorfacil.com/tons-de-vermelho/ > Acesso em: 15 fev. 2022

FOLLOW THE COLOURS. Amarelo. Disponível em: < https://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/amarelo-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor/ > Acesso em: 15 fev. 2022

FOLLOW THE COLOURS. Azul. Disponível em: < https://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/azul-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor/ > Acesso em: 15 fev. 2022

Arquivado em: Artes