Neofuturismo

Graduada em Artes-Dança (Unicamp, 2018)

Ouça este artigo:

O Neofuturismo é uma corrente artística que se desenvolveu no início do século XXI. Ele tem o seu auge no design e na arquitetura ao combinar valores estéticos, éticos e de inovação para uma arte do futuro. Nas décadas de 1960 e 1970 já é possível ver artistas que trazem os ideais neofuturistas, mas é somente a partir de 2007, com o Manifesto Neofuturista, que essa corrente é consolidada.

Embora as influências estão no Futurismo, movimento artístico do século XX, os ideais de uma sociedade onde a criatividade, a alta tecnologia e a sustentabilidade coexistem surgem em contraposição a concepções de um futuro mais pessimista e utopista.

Características

  • Exalta o mundo contemporâneo, o urbano, a tecnologia, as máquinas e a velocidade ao mesmo tempo que busca paz e harmonia entre pessoas e para com a natureza;
  • Obras com sensação de movimento e dinamismo;
  • Valorização das formas e dos materiais: vidro, alumínio e metal são comumente arranjados de forma a criar estruturas com curvas e linhas retas, assimetria e simetria, ordem e caos e ângulos variados;
  • Peças únicas entre si e que fogem do convencional arquitetônico;

Buckminster Fuller

Buckminster Fuller é um dos arquitetos que na década de 60 e 70 já criava obras com fundamentos neofuturistas. Seus projetos arquitetônicos foram variados, mas a cúpula geodésica e a Dymaxion foram as mais famosas.

A cúpula geodésica ou domo geodésico consiste em estruturas arquitetônicas que conciliam resistência e leveza. São usadas para diferentes finalidades das mais simples às mais complexas. Uma obra famosa de Fuller é a Biosfera de Montreal, um museu canadense dedicado ao meio ambiente.

Biosfera de Montreal. Foto: Idej Elixe / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

Dymaxion é a abreviatura do nome de uma marca criada pelo arquiteto, “dynamic maximus tension” (tensão máxima dinâmica). Com essa marca ele pode criar diversos projetos em relação à abrigo e à transporte.

John C. Portman Jr.

John C. Portman Jr. é outro arquiteto do período que antecedeu a consolidação do movimento. Portman ficou conhecido por seus projetos arquitetônicos de hotéis e prédios de negócios.

A popularização de suas obras não se dá apenas pela aparência externa, mas, internamente criava espaços espetaculares e funcionais. O Hyatt Regency de Atlanta e o Renaissance Center, um complexo comercial em Detroit, ambos nos Estados Unidos, são projetos famosos do arquiteto.

Renaissance, Center, Detroit. Foto: CucombreLibre / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 2.0

Zaha Hadid

Zaha Hadid é uma das arquitetas mais famosas do Neofuturismo. Elaborou projetos arquitetônicos inovadores interna e externamente.

Sua principal inspiração é a natureza, logo associa a não linearidade das estruturas a curvas, formas e diferentes perspectivas para criar suas obras. O Centro Aquático de Londres, utilizado nas Olimpíadas de 2012, e o Guanazhou Ópera House, um teatro na China, são exemplos de seus projetos.

Centro Aquático de Londres. Foto: EG Focus / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 2.0

Santiago Calatrava

Santiago Calatrava é um outro grande nome do Neofuturismo. Suas obras conciliam a modernidade com formas de inspiração natural como esqueletos e asas de pássaros, por exemplo.

Sua habilidade em articular aço e vidro através de hastes e cabos proporcionam dinamismo aos seus projetos arquitetônico, por vezes um movimento literal.

A Ponte da Paz em Calgary no Canadá e o “L’Oceanogràfic”, o maior aquário do mundo localizado em Valência, na Espanha, são exemplos das obras de Calatrava.

L'Oceanografic. Foto: David Iliff / Wikimedia Commons / CC-BY-SA 3.0

Referências Bibliográficas:

ARCHITECTUUL. John C. Portman. Disponível em: <http://architectuul.com/architect/john-c-portman>. Acesso em: 12 jan. 2022.

DIGITAL SCHOOL. Neo Futurism: An Overview for Students in Acrchtecture Training. Disponível em: <https://www.digitalschool.ca/neo-futurism-overview-students-architecture-training/>. Acesso em: 12 jan. 2022.

NEO FUTURIST COLLECT. A Brief History of Neo Futurism. Disponível em: <https://neofuturistcollective.com/about/>. Acesso em: 12 jan. 2022.

STRINGFIXER. Neo-futurism. Disponível em: <https://stringfixer.com/pt/Neo-futurism>. Acesso em: 12 jan. 2022.

STRINGFIXER. Buckminster Fuller. Disponível em: <https://stringfixer.com/pt/Buckminster_Fuller>. Acesso em: 12 jan. 2022.

VIVA DECORA PRO. Zaha Hadid: Conheça a Trajetória da Rainha das Curvas na Arquitetura. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/zaha-hadid/>. Acesso em: 12 jan. 2022.

VIVA DECORA PRO. Santiago Calatrava e a incrível arquitetura do espetáculo. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/zaha-hadid/>. Acesso em: 12 jan. 2022.

WE ARE OBLIQUE. Neo-Futurism. Disponível em: <https://weareoblique.com/en/blogs/lifestyle/neofuturism>. Acesso em: 12 jan. 2022.

Arquivado em: Arquitetura, Artes