Ciclo solar

Por Yara Laiz Souza
Categorias: Astronomia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os ciclos solares são atividades do Sol ocorridas durante um intervalo de aproximadamente 11 anos. Essas atividades precisam estar sendo sempre monitoradas pois podem acarretar em consequências para o Planeta Terra como a interferência em sinais de satélites e auxilia na compreensão da formação do Sistema Solar e do próprio Sol.

O ciclo solar mais longo foi um que durou 13 anos e 8 meses (entre setembro de 1784 a maio de 1798). O menor foi o que durou nove anos (entre junho de 1766 a junho e 1775).

O controle do tempo de cada ciclo ocorre ao estudar as manchas escuras no Sol. Essas manchas são causadas pela atividade magnética do Sol e tendem a se agrupar em faixas nas latitudes médias acima e abaixo do equador. O acompanhamento dessas manchas começou em 1849 no Observatório de Zurique e, atualmente, centros de observação na Bélgica e nos Estados Unidos da América fazem observações solares diárias.

Esses observatórios, além de satélites lançados por agências como a NASA, coletam dados das atividades solares conforma a configuração das manchas solares. Assim, conseguimos saber os indicadores de atividades solares para prever tempestades solares e demais eventos com bastante antecedências. As manchas também mostram sobre o movimento do Sol no espaço.

As tempestades solares são provenientes das manchas que disparam no espaço partículas solares que alcançam vários planetas do nosso sistema como a Terra, Júpiter e Marte. Na Terra e em Marte, essas partículas entram em contato com a atmosfera e com o magnetismo desses planetas e são convertidos em auroras boreais. Já em Marte, que tem um magnetismo bastante fraco, as partículas de tempestades solares acabam danificando a atmosfera do planeta.

Sabemos que um ciclo solar se encerrou quando novas manchas surgem perto do equador e essas manchas começam a ganhar mais latitude no Sol. Atualmente, o Sol está no seu ciclo 24 iniciado em 2013.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!