Planeta KOI 102,72

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

KOI 172,02 é um exoplaneta descoberto em 2013.

Comparação entre KOI 102,72 (esquerda) e Terra. A imagem é uma concepção artística do planeta, e não uma fotografia.

Em março de 2009, foi lançada a sonda espacial Kepler com o objetivo de observar as 100 mil estrelas mais brilhantes do céu durante quatro anos. O observatório estrelar foi construído pela Nasa e vaga pelo espaço em busca de exoplanetas que se assemelhem à Terra. O observatório coleta uma foto a cada três segundos e seu desenvolvimento custou cerca de 470 milhões de dólares. Atualmente, a sonda está em operação no espaço e começou a fornecer seus primeiros registros em janeiro de 2010, revelando importantes descobertas astronômicas.

Até o momento, a missão Kepler já relatou 1.235 estrelas candidatas a planetas, 288 super-Terras, 54 exo-Terras orbitando em zonas habitáveis ao redor de suas estrelas com possibilidade de existência de água em suas superfícies e cinco planetas do mesmo tamanho que a Terra orbitando em zonas habitáveis.

O Planeta KOI 172,02 é uma das mais importantes descobertas da missão Kepler. A Nasa divulgou no dia sete de janeiro de 2013 a descoberta de um exoplaneta que se enquadra na categoria de super-Terra, já que seu diâmetro é bem maior que o da Terra. Foram feitos apenas registros iniciais de sua existência, mas acredita-se que esse exoplaneta esteja em uma região habitável e que possua água em estado líquido. De qualquer forma, é uma das descobertas mais importantes da astronomia nos últimos anos.

No entanto, o Planeta KOI 172,02 não é o único que pode apresentar condições para vida semelhantes à Terra, mas se tornou emblemático ao revelar uma nova realidade que considera nossa existência no espaço. A partir de sua descoberta e dos resultados que já foram auferidos com a missão de observação estrelar da sonda Kepler, calcula-se que exista aproximadamente 17 bilhões de planetas semelhantes ao nosso no universo.

Ainda há muito que pesquisar sobre a condição de vida desses planetas. As descobertas da sonda Kepler apenas relataram a ocorrência de muitos planetas que podem abrigar condições de vida adequadas. Mais três planetas foram identificados como KOI 102,02, simbolizando um tipo de planeta com água em estado líquido. Entre todos os planetas em zonas habitáveis, o KOI 102,72 é aquele que mais se aproxima das condições de vida que temos na Terra e por isso ganhou tanta repercussão e importância no mundo científico.

Fontes:
Ilustração: http://fr.wikipedia.org/wiki/KOI-172.02