Movimentos separatistas no Brasil

Presentes em diversos lugares do mundo, os movimentos separatistas pregam pela independência de seus territórios. Um dos mais famosos grupos deste tipo encontra-se na Irlanda, o IRA (Exército Republicano Irlandês), que prega a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexação à República da Irlanda. Outra organização conhecida é o ETA (Euskadi Ta Askatasuna), que procura a independência da região do País Basco (Euskal Herria), de Espanha e França.

A maioria destes grupos concentra-se no continente Europeu, mas existem diversos movimentos separatistas no Brasil. Em sua maioria, lutam pela independência de alguns territórios brasileiros. Geralmente, suas motivações são políticas e econômicas, baseadas na autodeterminação das populações originárias de certa região.

Apesar de existirem diversos grupos contemporâneos, estas organizações estão presentes no país desde a época de Amador Bueno, um paulista que o povo aclamou rei em São Paulo. Este episódio confunde muitas pessoas que acham que foi D. Pedro I o pioneiro a gritar independência no país.

Entre os principais momentos históricos de independência no Brasil, outro movimento que teve sucesso foi a Província Cisplatina que, após o término da Guerra da Cisplatina, conseguiu a independência tornando-se a República Oriental do Uruguai, atual Uruguai.

Há um artigo na Constituição Brasileira de 1988 que diz que a República Federativa do Brasil é "formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal". Apesar disso, dentro da mesma legislação há outro artigo que garante a liberdade de manifestação individual de pensamento, contanto que não sejam utilizadas armas de fogo, atentados contra a vida pública ou incitação de violência.

Alguns movimentos separatistas que encontramos atualmente no Brasil são: Movimento República Rio-grandense (MRR), Movimento pela Independência do Pampa (MIP), O Sul é o Meu País, Grupo de Estudos Nordeste Independente (GESNI), Movimento São Paulo Independente (MSPI), Movimento República de São Paulo ou (MRSP), Movimento Liberdade da Pátria Paulista, Movimento São Paulo para os Paulistas, entre outros.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimentos_separatistas_no_Brasil
http://www.nacaopaulista.net/
http://separatismopaulista.wordpress.com/

Arquivado em: Atualidades