Cegonha

Graduação em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2014)

Cegonha é o nome comum dado às aves ciconiiformes pertencentes a família Ciconiidae e ao gênero Ciconia. A família é composta por 19 espécies de aves de médio a grande porte, com pernas, pescoço e bicos compridos. São aves sociáveis, com membrana interdigital presente e coloração das penas predominantemente branca e preta. Como a grande maioria das aves aquáticas, possuem glândula uropigiana, que é responsável por produzir o muco que o animal espalha pelas penas para impermeabiliza-las. A musculatura peitoral é forte, possibilitando o voo em altas altitudes. As cegonhas se alimentam principalmente de insetos, peixes e outros vertebrados aquáticos.

Cegonha-branca (Ciconia ciconia). Foto: Marcin Perkowski / Shutterstock.com

A espécie mais representativa do grupo é a Cegonha-branca (Ciconia ciconia). Sua plumagem é branca com partes pretas nas asas. Seu bico e pernas são longos e vermelhos. É uma ave migratória que habita a Europa (norte até a Finlândia), partes da África e sudoeste da Ásia.  Sua dieta é composta por insetos, peixes, anfíbiosrépteis, pequenos mamíferos e pequenas aves que são capturados no chão ou em águas rasas. São aves monogâmicas e nidificam na Europa. O casal constrói o ninho no chão, que poderá ser usado em várias épocas reprodutivas. A fêmea coloca geralmente 4 ovos por ano que eclodirão com cerca de 30 dias. Os filhotes deixam o ninho com cerca de dois meses após o nascimento, mas continuam a ser alimentados pelos pais por mais ou menos 15 dias além desse período.

No Brasil é encontrada a cegonha Maguari (Ciconia maguari). A ave chega a 1,4 m de altura, envergadura de mais de 2 m e pode pesar até 4,5 Kg. Sua plumagem é predominantemente branca com a cauda e a ponta das asas negras. Alimentam-se principalmente de crustáceos, anfíbios, cobras aquáticas, peixes e alguns invertebrados aquáticos. Habitam campos úmidos e campos alagados com vegetação densa, sendo encontradas no Rio Grande do Sul, na Amazônia, no Nordeste do Brasil e em grande parte dos países da América Latina. Nidificam sobre plantas aquáticas e formam colônias de até 20 ninhos.

Cegonha-branca alimentando os filhotes no ninho. Foto: Ger Bosma Photos / Shutterstock.com

De modo geral, a cegonha é muito conhecida no mundo todo pela sua relação com os recém-nascidos. A lenda de que essas aves encontram os bebês em cavernas e pântanos e os trazem em um cesto para os futuros pais nasceu na Europa e se repercute até hoje. Por conta disso, a imagem das cegonhas é muito utilizada na publicidade de muitos produtos e artigos infantis.

Bibliografia:

Anderson Guzzi, Muryllo dos Santos Nascimento, Stella Pereira Lima, Suely Silva Santos e Reginaldo José Donatelli (2014) - Osteologia Craniana e Aspectos Evolutivos de Mycteria (Aves: Ciconiidae)- Revista Nordestina de Bilogia 23(1): 85-102

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cegonha-branca#Cegonhas_e_os_rec.C3.A9m-nascidos
http://www.wikiaves.com/maguari
http://blogues.publico.pt/cegonhasnaweb/2016/01/22/a-familia-das-cegonhas/

Arquivado em: Aves