Grou-comum

São aves pernetas, muito elegantes, que apresentam plumagem cinzenta, bico comprido e pontudo, e cauda semelhante à de um galo. Esta espécie mede cerca de 1,0 m de altura. Distingue-se pela mancha vermelha na cabeça, recoberta de penas delicadas.

Grou-comum. Foto: Szczepan Klejbuk / Shutterstock.com

Como quase todos os grous, é uma ave migratória. No outono, bandos de grous cruzam o céu da Europa, formando a típica marcação em V, em busca de lugares mais quentes. Voam muito alto, mas seus vocalizações ruidosas podem ser ouvidos do solo.

Sua dieta é constituída, basicamente, por sementes, ervas, minhocas, rãs, lagartixas e insetos. Vivem em pântanos, rios e lagos. Quando em repouso, ele esconde a cabeça debaixo da asa e fica apoiado em apenas uma perna.

No período do acasalamento, machos e fêmeas entregam-se a uma “dança” agitada, com movimentos variados, corridas em círculo, inclinações e batidas de asas. O ninho, achatado e amplo, é construído no chão, freqüentemente sobre uma pequena elevação do terreno. Os filhotes, que recebem atenção do pai e da mãe, são recobertos por uma plumagem muito macia. Atingem a fase adulta por volta dos 6 anos de idade.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grou-comum
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gruidae
http://www.andalucianguides.com/summer-2008.htm
Guia Ilustrado – O Mundo dos Animais – Aves I. Editora Nova Cultura, 1990.

Arquivado em: Aves