Ezequias

Ezequias é o nome de um profeta, cujo significado é "Jeová Fortalece". Ele foi um dos reis de Judá, conhecido por ter tido a vida prorrogada em quinze anos após chorar ao Senhor.  Ele temia a Deus e agia com justiça, e sua história está relatada na bíblia.

Foi um dos sucessores do reinado de Davi e assumiu o trono aos vinte e cinco anos de idade. Ezequias viveu em torno de 715 AC e seus pais se chamavam Abi e Acaz. Este profeta tinha muita fé e constantemente alertava o povo sobre a consciência do pecado e do quanto isto desagradava a Deus. Além disso, ensinava os mandamentos para que o povo pudesse se aproximar de Deus.

Logo quando começou a reinar Ezequias reparou e purificou o templo. Ele uniu os sacerdotes e levitas ao seu ministério e restabeleceu a celebração da Páscoa. Logo em seguida combateu a idolatria até então praticada pelo povo de Judá que estava cultuando deuses pagãos; o profeta ordenou que fosse destruída uma serpente de bronze que foi construída desde o tempo de Moisés porque a peça estava recebendo adoração por parte da população.

De acordo com as escrituras, Senaqueribe (rei da Assíria) se levantou contra o profeta e o povo de Judá. Ele, por sua vez orou a Deus, e um anjo exterminou os soldados assírios durante a noite.

Uma passagem da vida do profeta constantemente lembrada entre os cristãos relata que ele adoeceu e recebeu uma visita do profeta Isaísas, que lhe disse para “arrumar a casa pois iria morrer”. Então, Ezequias sente uma profunda tristeza, vira seu rosto para parede e chora muito, pedindo a Deus mais tempo de vida. O profeta Isaísas que a esta altura já estava próximo ao portão de saída, retorna para a presença de Ezequias a mando do Senhor e lhe diz que o Senhor lhe acrescentava mais quinze anos de vida, e ainda o deu um sinal fazendo atrasar dez graus a sombra do relógio solar construído pelo rei Acaz:

“Naquele tempo Ezequias ficou doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: 'Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará' ". Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, ­Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. Antes de Isaías deixar o pátio intermediário, a palavra do Senhor veio a ele: "Vol­te e diga a Ezequias, líder do meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: 'Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor. Acrescentarei quinze anos à sua vida. E livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de mim mesmo e do meu servo Davi'" (2 Rs 20)

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia