Josias

O nome Josias significa “Jeová cura” ou “Jeová o sustenta”. Josias foi um dos reis de Israel, ele foi o décimo sexto rei da tribo de Judá, de mais duas tribos em Jerusalém e parte da nação de Israel. Ele foi um rei querido por seu povo, e era descendente do rei Amom, linhagem do rei Davi. Sua história está relatada na bíblia. Ele viveu por volta de630 AC.

“Aboliu também Josias os médiuns, os feiticeiros e os ídolos do lar, e as abominações que se viam na terra de Judá (...) antes dele não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças” (2 Rs 23:24)

O pai de Josias foi assassinado por conspiradores depois de dois anos de reinado, e o próprio povo tratou de eliminar esses conspiradores para resgatar a autoridade que descendia de Davi, e colocou Josias no trono quando ele ainda tinha oito anos de idade.

Anos mais tarde já por volta dos vinte anos, Josias já conhecia a lei de Moisés e se posicionava contra a idolatria. Com isso ele destruiu postes sagrados, imagens, altares dedicados a outros deuses, desde o seu território até mesmo fora de seu território.

Foi quando estavam concertando o templo de Jerusalém, os servos de Josias encontraram o livro da lei de Moisés, em seguida ele ordenou que fosse lido em público. Anosdepois Josias incentivou a celebração da Páscoa Judaica, que teve grande repercussão entre todas as celebrações desde o reinado de Samuel. “E o Rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao Senhor, vosso Deus, como está escrito no livro da aliança. Porque nunca se celebrou tal Páscoa como está desde os dias dos Juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá. Corria o ano décimo oitavo do Rei Josias, esta Páscoa se celebrou ao Senhor, em Jerusalém” (2 Rs 23,21:23).

Josias teve duas esposas: Hamutal e Zebida. Entre os nomes de seus filhos estão Joana, Eliakim (Jeoiaquim), Jeoacaz, Matanias (Zedequias).

De acordo com as escrituras, no final de seu reinado, o faraó Neco II foi lutar contra os medos e babilônios e passou pelo território israelita, e queria dominar a Ásia. Josias, entretanto interceptou a marcha egípcia na iniciativa de auxiliar Neco, apesar dele ter pedido que não tomasse essa atitude. Na batalha, Josias foi ferido e morto e por ter sido um rei estimado por seu povo, seus súditos sofreram grande pranto.

Bibliografia:
http://personagembiblico.blogspot.com.br/2011/06/josias-um-rei-exemplar.html
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993

Arquivado em: Bíblia