Raabe

Raabe foi uma mulher importante na conquista de Jericó. Sua história está relatada na bíblia, ainda no velho testamento, no livro de Josué.

Foi o próprio Deus que orientou Moisés, antes de sua morte, nas instruções ao povo e na escolha de Josué como seu sucessor para liderar a posse da terra. O Senhor prometeu a Josué que seria com ele e o orientou a todo o momento.

Ocorreu que Josué enviou secretamente dois homens para espiar a terra de Jericó. Eles forma e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali. Quando ali estavam deram notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra. Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe para tirar fora os homens que entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.

Porém Raabe tomou os dois homens, e os escondeu, e disse que sim, era verdade que vieram dois homens ali, mas ela não sabia de onde eram. Disse ainda que depois de ter fechado a porta, quando já era noite, aqueles homens saíram e ela não sabia para onde eles se foram. E os aconselhou a ir depressa, a fim de alcançá-los. Ela disse isso para despistá-los porque os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.

Logo que os homens do rei de Jericó saíram pelo caminho do Jordão, ela fechou a porta e antes que os espias de Josué dormissem, ela foi até eles no eirado e os disse “Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o Senhor  secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes” .

Raabe pediu que tivessem misericórdia para com a casa dela e sua família, e pediu um sinal seguro, de que conservariam a vida deles. Então aqueles homens responderam que sim, poupariam a vida deles com misericórdia e fidelidade. Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porque ela morava sobre o muro da cidade.

As vésperas da conquista de Jericó, todo o povo que estava com Josué rodeou a cidade durante seis dias, dando uma volta em torno da cidade por dia, e na madrugada do sétimo dia se levantaram, deram a sétima volta e gritaram ao ouvir as buzinas tocadas pelos sacerdotes.

As muralhas caíram. O povo tomou posse de tudo que havia nela, e somente Raabe, e toda sua família foi poupada.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia