Mar Vermelho

Mestra em Geografia (Unicamp, 2017)
Bacharela em Geografia (USP, 2014)
Licenciada em Geografia (UEL, 2009)

Publicado em 27/06/2019

Localizado entre o continente africano e asiático, o Mar Vermelho é um comprido e estreito golfo do Oceano Índico limitado ao norte pela península do Sinai, ao leste pela Península Arábica e ao oeste pela costa nordeste da África. Suas águas banham a costa do Egito, Israel, Jordânia, Arábia Saudita, Iêmen, Eritreia, Sudão e Djibuti.

Com aproximadamente 1900 km de comprimento, o Mar Vermelho possui largura máxima de 300 km e área de 450 000 km². Sua profundidade média é de 500 metros, chegando a 2500 metros nos pontos mais profundos.

A origem do nome Mar Vermelho é incerta, mas acredita-se que tenha relação com ocorrência de maré-vermelha em algumas regiões. A maré-vermelha é formada pela proliferação de dinoflagelados, que dão coloração vermelha à água.

Mar Vermelho. Mapa: CIA Factbook

Formação do Mar Vermelho

De acordo com a teoria da tectônica de placas, o Mar Vermelho começou a ser formado a cerca de 30 milhões de anos, quando a Placa Arábica começou a se afastar da Placa Africana como resultado de uma intensa atividade vulcânica. Ao mover-se para o norte, a Placa Arábica chocou-se com a placa Eurasiana dando origem a Cordilheira de Zagros, entre o Irã e o Iraque.

Por estar localizada em uma área de encontro entre placas tectônicas, a região sofre com intenso vulcanismo e atividades sísmicas. Vulcões ativos são encontrados no fundo do Mar Vermelho e, principalmente, no litoral da península arábica.

Biodiversidade marinha

O Mar Vermelho é uma das principais centros de biodiversidade do Planeta Terra. Suas águas abrigam uma população de, pelo menos, 300 diferentes espécies de tubarão, mais de 1000 espécies de invertebrados e mais de 200 espécies de corais. A diversidade de corais atrai inúmeras espécies de peixes, como peixes-palhaço, peixes-borboleta e peixes-porco.

Mergulhadores observam recifes de corais no Mar Vermelho, na costa do Egito. Foto: Dudarev Mikhail / Shutterstock.com

Atividades econômicas

As águas do Mar Vermelho são límpidas e translucidas, apresentando boa visibilidade até, aproximadamente, 200 metros de profundidade. Além disso, a temperatura da água se mantém constante ao longo de todo ano, entre 21° e 25°.

Essas características atraem mergulhadores e turistas ao longo de todo ano, de forma que o turismo representa um importante setor da economia dos países litorâneos. Entretanto, o crescimento da atividade turística na região tem ameaçado os recifes de corais e colocado em risco a biodiversidade da região.

O tráfego de navios mercantes, de passageiros e petroleiros também coloca em risco os animais marinhos do Mar Vermelho. Apesar de ser um mar estreito, o Mar Vermelho é uma importante rota comercial, já que através do Canal de Suez, suas águas servem de rota entre o Oceano Índico e o Mediterrâneo.

Arquivado em: Geografia, Hidrografia