Augustin Cauchy

Bacharel em Matemática (FMU-SP, 2018)
Mestrando em Física Teórica (UNICSUL, 2018-atualmente)

Augustin-Louis Cauchy foi um matemático francês nascido no dia 21 de agosto de 1789. Foi o matemático que consolidou a matemática moderna contribuindo para o rigor da matemática moderna suas notações.

A infância de Cauchy não foi fácil. Crescendo em plena Revolução Francesa, passou fome e necessidades ao refugiarem-se para o campo devido ao perigo das cidades francesas na época. O pai de Cauchy por sua vez, assumiu a responsabilidade da educação do filho que foi muito bem aproveitada, pois Cauchy adorava passar horas estudando. Quando seu pai foi eleito como Secretário do Senado, Cauchy o acompanhava ao trabalho, onde estudava num canto do escritório. Lagrange, um matemático famoso na época, visitava frequentemente o escritório e logo notou as capacidades de Cauchy.

Na escola, Cauchy destacou-se em diversas competições entre escolas francesas, ganhando prêmios de latim, grego, escrita entre outros prêmios. Mas foi ingressar na escola de engenharia civil da politécnica em 1807 que sua carreira na matemática começara. Com apenas 27 anos, Cauchy já obteve o posto de pertencer ao primeiro escalão de matemáticos ainda vivos. Cauchy então se dedica a análise matemática, onde publica o famoso artigo: Integrais Definidas com Limites de Números Complexos, que deu abertura para a sua carreira ser eternizada na matemática. O seu nome é citado inúmeras vezes na matemática e também na física. Uma de suas contribuições mais utilizadas é a integral de Cauchy, que é o teorema central da análise complexa (ramo que estuda analiticamente o conjunto dos números complexos). A sua imensa contribuição para a análise abre caminho para suas aplicações na física, hidrodinâmica, termodinâmica e também na mecânica quântica e como consequência, possuem aplicações na engenharia aeroespacial e também em física nuclear. Em estatística, as contribuições de Cauchy também se destacam, principalmente a distribuição de Cauchy, que é uma distribuição de probabilidades dada a função de densidade de probabilidade.

Cauchy, ao longo de sua carreira, publicou cerca de 790 artigos que compõem 24 volumes extensos de conteúdo. Morre aos 67 anos de febre, no dia 23 de maio de 1857. Horas antes de sua morte, numa conversa sobre caridade com o arcebispo de Paris, Cauchy disse: “O homem morre, mas a sua obra permanece”.

Referências bibliográficas:

BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Blucher, 2012.

ROQUE, Tatiana. História da Matemática – Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. São Paulo: Zahar, 2012.

ROONEY, Anne. A História da Matemática. São Paulo: M. Books do Brasil Editora, 2012.

Arquivado em: Biografias, Matemática